Economia

Gouveia recebe candidaturas para apoio à produção de ovinos e caprinos

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 07-04-2021

O município de Gouveia, no distrito da Guarda, tem a decorrer, até ao dia 30, o período de candidaturas para atribuição de apoios e incentivos à produção de ovinos Serra da Estrela e de caprinos.

PUBLICIDADE

Segundo a autarquia presidida por Luís Tadeu, o Regulamento Municipal de Incentivo à Produção de Ovinos Serra da Estrela e de Caprinos do Concelho de Gouveia, aprovado em 2019, “destina-se aos agricultores, pessoas singulares ou coletivas com domicílio fiscal e com assento de lavoura” no município.

O regulamento prevê a atribuição de incentivos à instalação de explorações pecuárias de gado ovino e caprino e aos criadores das explorações agropecuárias já existentes.

PUBLICIDADE

publicidade

Também contempla a atribuição de apoio aos produtores de leite Serra da Estrela, às queijarias com sede no concelho de Gouveia e apoio técnico municipal às explorações na tramitação dos processos de licenciamento de queijarias.

A medida autárquica prevê um incentivo financeiro de 5.000 euros para jovens agricultores na primeira instalação no setor da ovinicultura da raça Serra da Estrela ou caprinicultura.

PUBLICIDADE

Também contempla um incentivo à manutenção do efetivo pecuário reprodutor das explorações existentes no valor de cinco euros por animal para ovinos Serra da Estrela, e de um euro por animal para ovinos de outras raças e caprinos; e um incentivo para aumento de efetivo pecuário reprodutor de 10 euros por animal até ao máximo de 30, e de seis euros por animal para mais de 30 animais, no que respeita a ovinos da raça Serra da Estrela.

O aumento do efetivo pecuário reprodutor para ovinos de outras raças e caprinos é incentivado com um subsídio de cinco euros por animal (até 30 animais) e de três euros para mais de 30 animais.

Está, ainda, previsto um incentivo para a produção de leite Serra da Estrela por ovinos das explorações com assento de lavoura no concelho, sendo que para o leite Serra da Estrela laborado/transformado em queijarias locais será atribuído o apoio de 0,02 euros/litro, e para o leite laborado/transformado fora do âmbito das queijarias do concelho será de 0,005 euros/litro.

As queijarias devidamente legalizadas podem candidatar-se a um incentivo no valor de 250 euros por ano.

Devido à pandemia de covid-19, o município de Gouveia informa que as candidaturas devem ser formalizadas através de ‘email’ (reginalopes@cm-gouveia.pt) ou pelo telefone (238 490 210).

O concelho de Gouveia integra a Região Demarcada de Produção de Queijo Serra da Estrela, que engloba áreas de 18 concelhos da Bacia Hidrográfica do Alto Mondego.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE