Vamos

Gosto pela natureza e pela aguarela leva artistas ao Exploratório

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 20-10-2021

Há quem goste de pintar e o faça habitualmente. Há quem goste de pintura e tenha decidido experimentar. Mas é a natureza e um carinho especial por aguarela que reúne pequenos e grandes exploradores nas oficinas Pintar a Diversidade – Introdução à aguarela de Natureza, orientadas pelo pintor Rui Gaspar, numa proposta do Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra para este mês de outubro e que prossegue nos próximos sábados, dias 23 e 30, com os temas Pintar Mamíferos e Pintar Peixes. As inscrições encontram-se abertas.

PUBLICIDADE

“Gosto de pintar e também gosto muito dos animais e da natureza!”. Mateus, 11 anos, resume assim a sua participação na oficina Pintar a Diversidade – Introdução à aguarela de Natureza, orientada pelo pintor Rui Gaspar no Exploratório que, no último sábado, explorou a técnica de pintar insetos. E não podia ter tido melhor resultado esta passagem do jovem explorador pela oficina de aguarela: do seu traço inspirado nasceram na folha de papel alguns belos bichos, uma borboleta, escaravelhos e bagas de um vermelho vivo sedutor.

Também o João e a Matilde, irmãos, 14 e 17 anos, quiseram experimentar a arte da aguarela e estiveram na oficina orientada por Rui Gaspar. Gostaram “muito” e partilharam com o grupo composto por diferentes idades e experiências no mundo das artes as “sugestões” e as “dicas” do pintor que, nos últimos anos, tem “retratado” a natureza da cidade e os seus muitos e diversos encantos.

PUBLICIDADE

publicidade

Para Rui Gaspar, esta é uma experiência sempre “desafiadora”, mas que o “motiva” de forma especial, uma vez que se trata de acompanhar quem gosta de pintar e, em especial, de aguarela de natureza, nos primeiros passos ou já a desenvolver uma técnica mais apurada. A arte de pintar em “diálogo” com quem partilha o gosto pela aguarela, confessa, foi acontecendo aos poucos, na resposta às perguntas que surgem sempre, de quem passa e vê o artista, munido de pincéis e tintas, a dar forma ao que observa: animais, plantas, paisagens naturais ou construídas.

A partir da exposição Diversidade – do Parque Verde ao Museu, aguarelas de Rui Gaspar, patente ao público na sua Science Photo Gallery, o Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra está a promover oficinas de iniciação à pintura de natureza, orientadas pelo artista, onde todos podem experimentar a arte de pintar com aguarelas. As oficinas Pintar a Diversidade – Introdução à Aguarela de Natureza prosseguem a 23 e 30 de outubro de 2021, das 14h30 às 17h00. As inscrições estão abertas e todo o material necessário é disponibilizado pelo Exploratório.

PUBLICIDADE

Rui Gaspar é pintor e ilustrador autodidata e doutorado em Biociências. Teve desde criança o gosto por desenhar e pintar e foi experimentando várias técnicas de expressão plástica desde então. A aguarela e outras técnicas sobre papel são o seu meio de expressão preferido.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE