A Câmara Municipal da Mealhada vai dar palco às pessoas que continuam a manter viva a tradição de confecionar o pão tradicional, assinalado o Dia Nacional dos Moinhos, com um programa de quatro dias para todas as idades.
Em declarações à Lusa, a vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Filomena Pinheiro, recordou que o concelho já teve outrora “muitos moinhos em funcionamento” e “é muito conhecido pelo seu famoso pão”.
PUBLICIDADE
“Esta é uma oportunidade de envolver a comunidade e ligá-la a fatores identitários do território, como os moinhos, pois o concelho da Mealhada já teve muitos moinhos em funcionamento. Ainda tem moleiros, as pessoas estão vivas e gostam que valorizem a sua atividade ou anterior atividade”, justificou.
O Município da Mealhada, no distrito de Aveiro, vai assinalar, de 07 a 10 de abril, o Dia Nacional dos Moinhos, com um programa composto por diversas atividades para todas as idades.
Nestes quatro dias será “dado palco aos que mantém a tradição de confecionar o pão para vender ou para partilhar”, mostrando esta prática “às crianças e jovens que não têm memória de ver como os avós o faziam”.
De acordo com a autarca, esta é ainda uma oportunidade para “sair de casa, partilhar e fazer coisas em comunidade”, depois de dois anos de pandemia.
“E obviamente que, se queremos um concelho mais sustentável, temos que olhar primeiro para a comunidade e trabalhar com a comunidade”, acrescentou.
No dia 07 de abril, o Parque dos Moinhos do Lograssol acolhe três atividades, uma oficina criativa, um jogo e uma história, bem como a apresentação do livro “A espiga de milho rainha do prado e muitas coisas mais”, de Dina Monteiro.
O momento alto do dia terá lugar com a confeção e cozedura do pão tradicional da Mealhada.
Também o Moinho de Santa Cristina, no Parque da Fonte de Santa Cristina, tem previstas uma oficina de reutilização de materiais, uma atividade de expressão plástica, um jogo e a venda do pão tradicional da Mealhada.
O dia seguinte reserva mais três atividades: o jogo “Quem quer ser moleiro?”, que terá lugar no Centro de Interpretação Ambiental; a história “Era uma vez num moinho…com a Maruxa”, na Biblioteca Municipal da Mealhada; e ainda um workshop alusivo ao pão.
Este ‘workshop’, que tem como público-alvo os seniores, terá lugar na Escola Profissional da Mealhada.
Integra ainda este programa, para assinalar o Dia Nacional dos Moinhos, a caminhada “Trilho dos Moinhos”, da freguesia de Vacariça.
Está agendada para as 09:30 do dia 10 de abril, estando a concentração prevista para o Parque dos Moinhos do Lograssol, seguindo depois em autocarro para Santa Cristina.
O percurso tem uma extensão que se aproxima dos oito quilómetros, saindo do Moinho de Santa Cristina em direção à Quinta do Valongo, Pego, Quinta do Vale, Vacariça e Lograssol.
PUBLICIDADE