Vamos

Gosta de cogumelos? Vai ser o rei de um festival de quatro dias na Mealhada

Notícias de Coimbra com Lusa | 5 meses atrás em 22-11-2023

Imagem: Depositphotos.com

 A importância dos fungos na gastronomia vai estar em destaque num festival, a realizar no concelho da Mealhada, que terá como destaque o cogumelo, abundante em quantidade e qualidade na região da Bairrada, revelou hoje a organização.

PUBLICIDADE

Champignons, míscaros, tortulhos, shitake, pleurotus, maitake, cauda-de-peru, chuva de leão, reishi ou cogumelo do tempo, entre outros, estarão em destaque no Bio Festival de Outono, que terá lugar na Ferraria, em Barcouço, concelho da Mealhada (distrito de Aveiro), de 30 de novembro a 03 de dezembro.

“Queremos que o cogumelo seja o rei do festival, onde irão marcar presença outras iguarias da região, como o leitão, negalhos ou chanfana. Este festival pretende dar destaque a um recurso da região que não tem sido devidamente aproveitado”, destacou o empresário da área dos fungos Ricardo Torres.

PUBLICIDADE

Em declarações à agência Lusa, o empresário explicou que a região da Bairrada tem uma grande diversidade de ecossistemas, que permitem ter uma grande variedade e quantidade de cogumelos.

“A região não tem sabido aproveitar esse potencial dos cogumelos e dos fungos em geral. Os fungos vão das leveduras aos cogumelos e toda a nossa cultura alimentar é baseada na cultura destes seres”, sustentou.

PUBLICIDADE

publicidade

No seu entender, “o reino dos fungos é muito mais do que um prato de arroz de míscaros”, servindo também este evento para “fazer uma abordagem mais transversal”.

“Pretendemos assinalar a importância dos fungos na nossa gastronomia, mas também na saúde e no desenvolvimento da região”, acrescentou.

Segundo Ricardo Torres, o evento visa “meter os ‘pequenos’ no palco”, dinamizando os pequenos negócios ligados à terra da região e dando visibilidade aos seus produtos.

“E quando falo em dinamizar, refiro-me a toda a região, não só a Mealhada, mas a todos os concelhos à volta”, concretizou.

O programa integra o seminário “Cogumelos do prado ao prato”, agendado para o primeiro dia do festival, no Grande Hotel do Luso, e que está “associado a um projeto de investigação e desenvolvimento liderado pela Universidade de Coimbra e que conta com algumas empresas e associações como parceiras”.

Estão também previstos dois passeios micológicos, o primeiro no dia 01 de dezembro, na serra do Bussaco, “para ter contacto com cogumelos que existem neste ecossistema de carvalhais e pinhais”.

O segundo passeio micológico ocorre no dia seguinte, na região da Gândara, no concelho de Cantanhede, “onde há mais areias”.

“Depois dos passeios micológicos teremos a identificação dos cogumelos colhidos, porque infelizmente ainda se passa muito a mensagem da sua toxicidade, mostrando o que há de mau neste reino. Para evitar que isto continue a acontecer, vamos meter a tónica da informação e do conhecimento, com quatro pessoas muito experientes”, indicou.

O evento, organizado pelo Centro Social e Cultural da Ferraria, contará ainda com a realização de workshops, música, animação de rua e cerca de duas dezenas de expositores de artesanato, chocolates e outros.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE