Região

Gosta de artesanato? Os “grandes símbolos” nacionais estão na Mealhada

António Alves | 11 meses atrás em 03-06-2023

Seis dezenas de artesãos de todo o país estão representados na Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada. O certame abriu portas este sábado, 3 de junho, e decorre no centro da cidade até domingo, dia 11 de junho.

PUBLICIDADE

A mostra de artesanato conta com trabalhos bastante diversificados que vão da olaria à filigrana ou dos bordados aos trabalhos em couro. “Pretendemos posicionar-nos no calendário nacional das feiras de artesanato, trazendo à Mealhada e à região os grandes símbolos do  artesanato nacional”, afirmou, na sessão de abertura, o presidente da câmara.

António Jorge Franco disse que a aposta passa por “divulgar, promover e partilhar a tradição e autenticidade de um saber ancestral, que nos caracteriza e nos torna tão únicos”. Por outro lado, a escolha dos artesãos passou pela presença de pessoas que consigam manter “a capacidade de preservar a tradição, a ousadia de inovar e reinventar através de surpreendentes registos de artesanato criativo”. “Só assim conseguimos atrair novos públicos e artesãos”, frisou o autarca.

PUBLICIDADE

publicidade

Do lado da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra, o vice-presidente elogiou o trabalho feito pela autarquia da Mealhada na organização deste evento e na aposta que faz na presença de alguns dos principais artesãos de todo o país. A nível regional, Raúl Almeida aproveitou a sessão, que foi antecedida pela atuação do Grupo de Escola de Samba (GRES) Batuque, aproveitou para anunciar que a comunidade está a preparar um projeto de roteiro dos saberes assentes na valorização das pessoas e da economia local ao nível dos 19 municípios.

Ver Direto Notícias de Coimbra com a sessão de abertura da Feira de Artesanato e Gastronomia

PUBLICIDADE

 

A programação da feira é marcada pela pluralidade, do folclore à música, dança clássica dos coros e ao samba. O cartaz de espetáculos foi pensado para atrair também diversos públicos. Depois de Herman José na noite de sábado, vão atuar Fernando Daniel (7 de junho), Ivandro (9 de junho), João Pedro Pais e Pedro Simões – Dj RFM (10 de junho) e Rita Guerra, a finalizar, domingo à tarde (11 de junho) com as filarmónicas de Barcouço e do Luso.

O recinto inclui ainda um espaço dedicado à juventude, com a Zona 231 a proporcionar aos jovens tempos de conversas e debate, bem como área de pc gaming, Arcade Game, Karaoke, demonstrações de boardgame e encontro de Cosplay, dinamizado pelo clube Duros do Mondego.

As tasquinhas são outro dos pontos obrigatórios, para prova da gastronomia regional, bem como o espaço 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada, para degustação da água, pão, vinho e leitão.

Ver Direto Notícias de Coimbra com a atuação do GRES Batuque antes da sessão de abertura

 

Ver Direto Notícias de Coimbra com António Jorge Franco, presidente da CM Mealhada

 

Ver Direto Notícias de Coimbra com Rosa Lima, artesã de Ponte de Lima

 

Ver Direto Notícias de Coimbra com “Vô Manel” da Maia

 

Ver Direto Notícias de Coimbra com o Zé das Pedras de Bragança

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE