Crimes

Golpe de bruxaria: PJ põe fim a burla que deixou idosos na miséria

Notícias de Coimbra com Lusa | 40 minutos atrás em 19-11-2025

Imagem: depositphotos.com

A Polícia Judiciária (PJ) deteve dois homens suspeitos de burlar várias pessoas com alegadas práticas de “bruxaria ou espiritualismo”, em vários concelhos do distrito de Aveiro, informou hoje aquele órgão de polícia criminal.

Em comunicado, a PJ esclareceu que os suspeitos da prática do crime de burla qualificada foram detidos fora de flagrante delito, na terça-feira, durante a realização de buscas domiciliarias e outras diligências de recolha de prova.

Segundo a Judiciária, os indícios recolhidos evidenciam que os dois suspeitos praticavam esta atividade como modo de vida, na área de Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Aveiro, causando prejuízos a muitas vítimas que recorriam aos seus serviços.

PUBLICIDADE

A PJ refere que os detidos publicitavam os seus serviços de “bruxaria”, espiritualismo ou de curandeiros, através de panfletos que distribuíam por viaturas estacionadas.

“No decurso da investigação, apurou-se que, através de ardil e com promessas de resolução de todos os problemas, levavam as vítimas, muitas vezes idosas e vulneráveis, a entregar-lhes todo o seu dinheiro para que lhe fosse efetuado ‘tratamento’, referindo que posteriormente seria devolvido, o que não acontecia”, refere a mesma nota.

Após a entrega do dinheiro, de acordo com os investigadores, os suspeitos deixavam de atender o telemóvel e mudavam de área, simulando que viajavam para África, ficando as vitimas desapossadas dos valores que entregaram, em alguns casos de valor muito elevados.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE