Primeira Página

Góis: Três propostas do orçamento participativo vão a votação em setembro

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 26-08-2020

Uma “Área de Serviço de Autocaravanas e Parque Pernoita” e Dois Outdoors de Boas vinda a Góis e um mupi digital são as propostas finalistas do Orçamento Participativo promovido pelo município local que estarão a votação no mês de Setembro.

PUBLICIDADE

Lurdes Castanheira, presidente da Câmara Municipal de Góis

Telmo Simões propôs a concretização de um espaço para as autocaravanas que visam o concelho, enquanto que António Machado propõe a colocação de mensagens de boas vindas, estando assim centradas no turismo e nos visitantes as propostas do orçamento participativo geral.

A estas junta-se também uma proposta do Orçamento Participativo Jovem de Góis que consiste na colocação de um mupi digital, isto é, um painel atualizável com informação sobre o município, que visa “dar a conhecer o concelho de Góis”e é proposto por Nuno Alves.

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal de Góis, presidida por Lurdes Castanheira, divulgou hoje que o “Orçamento Participativo é um mecanismo de democracia que permite aos munícipes decidir sobre uma parte do Orçamento Municipal”.

A edilidade recorda que “o processo contribui para o exercício de uma intervenção informada, ativa e responsável nos processos de governação local, garantindo a participação cidadã na decisão sobre a afetação dos recursos às políticas públicas municipais”.

PUBLICIDADE

publicidade

O Município de Góis, como forma de potenciar os valores de democracia, incentivando a comunidade à participação na gestão pública, conta com dois processos paralelos de Orçamento Participativo: o Orçamento Participativo Jovem e o Orçamento Participativo Geral.

As votações realizam-se através da plataforma do Orçamento Participativo de Góis através do site do Município. A votação poderá ser efetuada de duas formas: votação online presencial ou votação online assistida.

Para efetuar a votação online presencial, o voto será submetido na plataforma e onde deverá identificar-se com Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade e um número de telemóvel.

A votação online assistida destina-se sobretudo aos cidadãos com dificuldades na utilização das novas tecnologias. Assim, em cada um dos locais de voto, poderá votar no Orçamento Participativo de Góis, apresentando o Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade.

A votação online assistida realiza-se nas juntas de freguesia do concelho de Góis e nos seguintes locais:

Balcão Único da Câmara Municipal de Góis

09h às 17h – Segunda a Sexta-Feira

Posto de Turismo

09h às 18h – Segunda a Sexta-Feira

Fins de semana

10h às 13h – 15h às 17h

Casa da Cultura de Góis

15h às 17h – Segunda a Sexta-feira

Espaço Internet

10h às 18h – Segunda a Sexta-feira

Podem votar no Orçamento Participativo Jovem dos munícipes dos 16 aos 35 anos, que sejam naturais, residentes, trabalhadores ou estudantes do Concelho de Góis, e no Orçamento Participativo Geral os munícipes com mais de 35 anos, que sejam naturais, residentes, trabalhadores ou estudantes do concelho de Góis.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE