Região

Góis promoveu campanha de esterilização de animais de companhia

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 06-12-2022

A Câmara Municipal de Góis promoveu, de 15 de setembro a 14 de outubro, uma campanha de esterilização gratuita de animais de companhia.

PUBLICIDADE

Com esta iniciativa, a autarquia promoveu a saúde pública e o bem-estar da população animal do concelho.

A campanha seguiu as recomendações da Lei n.º 27/2016, de 23 de agosto, que privilegia a esterilização como forma de controlo da população de animais errantes.

PUBLICIDADE

Para além de ser um imperativo legal, esta campanha insere-se numa estratégia municipal de política de sensibilização junto dos munícipes para o bem-estar animal e o controlo da população de animais errantes e vadios, explica a autarquia.

Neste sentido, as intervenções cirúrgicas de esterilização foram efetuadas no Centro de Atendimento Médico-Veterinário da região e registaram um total de 162 animais esterilizados – 64 gatos, 77 gatas, 9 cães e 12 cadelas. Foram esterilizados ainda 111 gatos vadios/errantes, dos quais 65 fêmeas e 46 machos. A autarquia realça que, com esta ação, “evitará o nascimento de inúmeras ninhadas indesejadas”.

PUBLICIDADE

publicidade

Esta é a terceira campanha de esterilização gratuita realizada pela Câmara de Góis e uma das que, a nível nacional, abrangeu todos os munícipes. Além do custo total das cirurgias, a autarquia responsabilizou-se ainda pela totalidade das despesas com a identificação eletrónica, a vacina antirrábica, o Boletim Sanitário e o registo obrigatório na base de dados SIAC – Sistema de Informação de Animais de Companhia. A anterior campanha, no ano transato, registou um total de 78 animais esterilizados. Nos últimos três anos, no concelho de Góis, foram esterilizados um total de 347 animais.

A Câmara agradece a elevada adesão à campanha por parte dos seus munícipes e a colaboração direta das juntas e uniões de freguesia na divulgação da campanha e no auxílio prestado no encaminhamento dos formulários. Anuncia ainda que se encontra a preparar uma nova campanha de esterilização, que irá decorrer no próximo ano e que irá contemplar a esterilização de gatos vadios/errantes nos locais onde não foi possível realizar este ano.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE