Região

Góis prevê investimento superior a 8 milhões na Estratégia Local de Habitação

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 08-12-2022

O município de Góis aprovou, por unanimidade, a Estratégia Local de Habitação, que prevê intervenções em quatro eixos e o apoio a 68 famílias, num investimento global de 8,28 milhões de euros (ME), foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

Em comunicado enviado à agência Lusa, aquela autarquia do interior do distrito de Coimbra alicerça a sua estratégia em quatro prioridades: garantir habitação condigna para todos, reabilitar o parque habitacional e o espaço urbano, atrair e fixar residentes nos núcleos urbanos e animar e recuperar a centralidade dos núcleos históricos.

“Esta estratégia, que consideramos prioritária para o nosso território, baseia-se em quatro prioridades abrangentes, que se fundamentam na melhoria do mercado de habitação e nas questões de maior preocupação, visando apoiar a ambição da estratégia municipal de forma a satisfazer os seus desafios urbanos e residenciais”, salienta a nota.

PUBLICIDADE

publicidade

No primeiro eixo, para resposta abrangente às carências habitacionais das populações mais desfavorecidas, está previsto um investimento de 2,14 milhões de euros. O objetivo, de acordo com o levantamento efetuado, é garantir habitação condigna a 65 famílias (105 pessoas) que apresentam carências habitacionais.

Para promover a reabilitação do parque habitacional nas áreas urbanas mais degradadas, o município de Góis estima um investimento de 2,44 milhões de euros.

PUBLICIDADE

Ainda no âmbito da Estratégia Local de Habitação, a autarquia incluiu uma dotação de 2,95 milhões de euros para animar e recuperar a centralidade dos núcleos históricos, mais 750 mil euros para atrair e fixar residentes nos núcleos urbanos da vila e das aldeias.

“A estratégia é flexível e adaptável, prevendo-se que seja regularmente revista para permitir responder a um ambiente em constante mudança, expondo a visão e os planos para a habitação no concelho para os próximos seis anos”, refere o município liderado por Rui Sampaio (PSD).

Segundo o autarca, citado no comunicado, o documento aprovado visa que “cada habitante do concelho tenha uma casa acessível, segura e adequada e que a mesma seja a base fundamental para o desenvolvimento da sua família, comunidade e emprego no concelho”.

“Promover o desenvolvimento do município, com o olhar no futuro. Olhar pelas pessoas que vivem, visitam e escolhem este concelho é a nossa prioridade”, sublinha o presidente da autarquia, frisando que o lema “Góis: Um concelho com o olhar no futuro” é o conceito base da Estratégia Local de Habitação.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE