Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Góis aprova Plano Contra Incêndios

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 14-04-2016

A Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios reuniu no dia 13 de Abril tendo aprovado, por unanimidade, o Plano Operacional Municipal (POM).

PUBLICIDADE

góis

Este plano anual subentende a composição do dispositivo de defesa da floresta contra incêndios. Estão incluídos neste documento os mapas da rede de vigilância e deteção de incêndios no concelho, o mapa dos setores territoriais de vigilância e combate numa abrangência de 27000 hectares, assim como toda a cartografia essencial.

PUBLICIDADE

publicidade

Consciente que a floresta é um património essencial ao desenvolvimento sustentável local, o município de Góis, presidido por Maria de Lurdes Castanheira diligencia para criar condições de contínua melhoria.

O documento aprovado expõe, particularmente, as funções e responsabilidades de cada um dos intervenientes na defesa da floresta contra incêndios, nas ações de vigilância, de primeira intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio. O objetivo deste plano compreende fazer frente, de forma ágil, eficaz e coordenada, perante um incêndio florestal no concelho.

PUBLICIDADE

Paralelamente e com a presença dos representantes dos 3 pilares operacionais:  prevenção, fiscalização e combate; Instituto Conservação da Natureza e das Florestas, Guarda Nacional República-Sepna e Comandante Distrital de Operações de Socorro, respectivamente,  teve lugar uma reunião de trabalho que visou ajustar os dispositivos a nível distrital  com o município em particular, com objetivo primeiro essencial de defesa da floresta.

Os elementos dos três pilares operacionais de ligação, nomeadamente do ICNF e o CODIS fizeram questão de ressalvar o trabalho desenvolvido pelo Município de Góis no terreno que nem sempre tem a visibilidade objetiva. Na prática perante os cenários a articulação entre as diferentes entidades tem eficácia plena, sendo um exemplo a nível distrital.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com