Góis investe 500 mil euros na reabilitação urbana e incentiva privados

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 10-06-2017

O município de Góis dispõe de um financiamento europeu de 500 mil euros para aplicar na reabilitação urbana e reforçar a atratividade do centro histórico, disse a presidente da Câmara à agência Lusa.

PUBLICIDADE

góis

O apoio da União Europeia, a fundo perdido, destina-se à intervenção nos espaços públicos e imóveis municipais, mas a autarquia concede benefícios fiscais e de natureza administrativa, admitindo vir a aprovar “alguns incentivos financeiros” aos privados que também recuperem os seus prédios urbanos, adiantou Maria de Lurdes Castanheira.

PUBLICIDADE

O Plano Estratégico de Reabilitação Urbana (PERU) de Góis foi apresentado ontm no auditório da Casa da Cultura desta vila do distrito de Coimbra.

“Pretende-se que a intervenção, no âmbito do PERU, seja transversal, com investimento público e privado”, afirmou Lurdes Castanheira.

PUBLICIDADE

publicidade

Previamente delimitada, a Área de Intervenção Urbana (ARU) “vai muito além do centro histórico”, explicou, realçando a necessidade de “passar a mensagem a todos os proprietários” de imóveis da zona.

“Queremos dizer aos donos quais os incentivos a que têm direito para reabilitar o seu património dentro da ARU”, afirmou a presidente da Câmara Municipal, que intervém na sessão de esclarecimento de hoje à noite.

“Não descuramos a possibilidade de criar um regulamento municipal com outro tipo de apoios aos privados, que podem ser mesmo financeiros”, disse.

A concretização das ações previstas no PERU visa “a melhoria do património construído” naquela área e “um reforço da sua atratividade e centralidade”, bem como evitar “a dispersão do edificado para áreas de maior valor natural que interessa preservar”.

A autarquia aposta, assim, na reabilitação dos edifícios “degradados, devolutos ou funcionalmente inadequados”.

Através do PERU, pretende ainda “melhorar as condições de habitabilidade e de funcionalidade do parque imobiliário urbano e dos espaços não edificados”, entre outros objetivos específicos do programa.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE