Primeira Página

Góis está à procura de quem queira produzir e vender as “gamelinhas”

Notícias de Coimbra | 4 meses atrás em 12-01-2024

A Câmara Municipal de Góis está à procura de quem queira produzir e comercializar o doce típico do concelho. As “gamelinhas” associam, no mesmo produto, “as vivências coletivas e sabores tão característicos e tradicionais como o mel, a castanha e a noz, pontuados com o aroma e o sabor da canela”.

PUBLICIDADE

“Se possui um negócio ou se pretende criar um negócio, no concelho de Góis, associado à restauração e/ou padaria/pastelaria e está interessado em confecionar e comercializar as “Gamelinhas”, informamos que, compete, exclusivamente, ao Município de Góis a cedência de autorização para a reprodução e comercialização das “Gamelinhas – Doce Típico de Góis”, através de assinatura de protocolo”, refere, em comunicado, a autarquia.

Refira-se que, até ao final do ano passado, “apenas a padaria/pastelaria Kentidoce havia procedido ao pedido de autorização, junto do Município de Góis, para a confeção e venda deste doce”. Só que, o espaço encerrou, tendo a autarquia manifestado, “o reconhecido empenho e dedicação na partilha da missão de promover Góis através da gastronomia”.

PUBLICIDADE

O município refere que as Gamelinhas é, desde a sua génese (2012), um doce promovido pelo Município de Góis, com marca registada na IGAC – Inspeção-Geral das Atividades Culturais e no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial, ao qual compete a sua divulgação e cedência de permissão, devidamente protocolada, “à sua fiel reprodução e comercialização”.

“É a (sua) oportunidade de “fazer parte” desta marca e contribuir para a divulgação da nossa doçaria e identidade”, frisam na nota de imprensa.

PUBLICIDADE

publicidade

Se quiser experimentar em casa, deixamos aqui a receita.

O que precisa

250 gr farinha, 2 colheres (de sopa) margarina, 1,5 dl água, sal q.b., 500 gr açúcar, 100 gr castanhas cozidas, 25 gr noz, 2 colheres (de sopa) mel, 8 ovos, 4 gemas, farinha qb (para a forma), açúcar em pó qb e canela qb

Como se faz

Deitar a farinha numa tigela e juntar a margarina derretida, uma pitada de sal e a água; trabalhar muito bem até formar uma bola; tapar a massa com um pano seco e, sobre este, colocar um outro húmido; deixar descansar um pouco a massa.

Depois, passar a castanha pelo passador; juntar os ovos, as gemas e a noz picada; levar o açúcar ao lume com um pouco de água e deixar ferver até atingir o ponto assoprado (39o Baumé ou 115oC) e, no fim, juntar o mel; adicionar o xarope ao preparado anterior e misturar muito bem.

Forrar as formas em forma de gamelinhas com a massa bem fininha; encher com o recheio; polvilhar com um pouco de farinha e depois com o açúcar em pó misturado com a canela e levar a cozer em forno quente (225º C), durante cerca de 25 minutos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE