Coimbra

Góis entregou Medalha de Mérito a António Barata da Fonseca

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 29-12-2014

Mais de cinco dezenas de convidados marcaram presença no Centro Escolar de Alvares, no domingo, dia 28 de dezembro, para assistir à entrega por parte da Câmara Municipal de Góis da Medalha de Mérito a António Barata da Fonseca.

PUBLICIDADE

Uma cerimónia carregada de simbolismo. Como afirmou a presidente da câmara goiense, Maria de Lurdes Castanheira o ano de 2014 é um marco para o concelho. São nove séculos da Carta de Doação de Góis, cujas comemorações irão estender-se até 13 de agosto de 2015, e os 500 anos do Foral Manuelino da Herdade de Alvares.

Com a entrega de uma das mais importantes distinções honoríficas do concelho, galardoou-se o rigor, e o profissionalismo de uma investigação profunda que António Barata da Fonseca dedicou para dar corpo ao livro “Herdade de Alvares – Forais e sua História”. Aliás na sua intervenção Maria de Lurdes Castanheira desafiou o alvarense para reunir a história dos 900 anos de Góis. Seria uma obra de grande valor histórico, um verdadeiro
património para todas as gerações, declarou a edil.

PUBLICIDADE

O presidente da Assembleia Municipal de Góis, José Pereira de Carvalho enalteceu a excelência da obra que António da Fonseca brindou os goienses em geral e os alvarenses em particular. Posição idêntica de Victor Duarte, para o presidente da junta de Alvares, as Comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino, que começaram em fevereiro, foi a prova viva da união da comunidade. O ponto alto foi no entender do autarca o dia 4 de maio, em que a população saiu à rua, trajada a preceito e integrou a recriação da entrega do foral, com grande animação e orgulho. Sentimento também
partilhado por Lurdes Castanheira, a presidente da câmara municipal de Góis reiterou o valor de missão em trabalhar com empenho em prol das pessoas, numa entrega total e diária, para que 2015, e os próximos anos sejam repletos de conquistas.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE