Região

Góis celebra o Natal com atrações para todas as idades (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 07-12-2022

O município de Góis celebra a quadra natalícia com um vasto programa de atividades pensadas para agradar a públicos de todas as idades. A magia desta quadra espalha-se pelo “coração” da vila e, até 8 de janeiro, promete atrair muitos visitantes ao concelho.

PUBLICIDADE

Designado “Retratos de Natal”, o programa natalício começou a 5 de dezembro e vai estender-se até 8 de janeiro. Durante a apresentação, que decorreu esta quarta-feira, o presidente da Câmara, Rui Sampaio, destacou a grande multiplicidade de eventos que vão animar Góis, esperando que promovam “uma grande dinâmica entre a população” mas que tragam também mais movimento ao concelho, contribuindo assim para “o dinamismo do comércio e da economia local”.

Do vasto programa, destaque para as múltiplas iniciativas que convidam a vivenciar o espírito de Natal, mas também para a animação no centro histórico e para a promoção do artesanato, da gastronomia e de muitas outras atividades tradicionais.

PUBLICIDADE

O comércio local também não é esquecido e promove, durante a quadra, uma campanha que convida a população a comprar nos estabelecimentos do concelho e a habilitar-se, entre 10 de dezembro e 6 de janeiro, a prémios.

Rui Sampaio explicou que o programa foi pensado para “promover a economia circular, através da divulgação do comércio tradicional”, desafiando também “os agentes locais a trabalhar em parceria de modo a promover o concelho”. Pretende, ainda, aproximar as crianças e jovens do património histórico, cultural e etnográfico do município, assim como quer promover as artes e ofícios, nomeadamente através do Mercadinho Sem Regras, que vai juntar dezenas de expositores no Largo Francisco Inácio Dias Nogueira, de 16 a 21 de dezembro.

PUBLICIDADE

publicidade

Este largo central vai ser um dos pontos de encontro de todos, já que, para além da tenda com a mostra de artesanato e produtos diversos, é também aí que vai estar a Casa do Pai Natal e o Carrossel dos Sonhos. Não faltará também a música, animação diversa e oficinas, assim como o tradicional madeiro de Natal.

Antes da abertura do mercadinho, o programa segue, já na quinta-feira (8 de dezembro), com o espetáculo “Para que servem as mãos”, às 15h00, no auditório da Casa da Cultura, pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora. À noite, às 21h30, o mesmo espaço acolhe o espetáculo “Sob a Terra”, inserido no programa Portugal Chama.

No domingo, às 18h00, a Casa da Cultura recebe o espetáculo Re-ACT – Mulheres Intemporais da Região de Coimbra, da autoria de Almanch, e no dia 14 de dezembro, às 21h00, há cinema, com a exibição do filme “Black Panther: Wakanda para Sempre”.

O programa integra ainda visita às escolas do concelho, onde serão oferecidos aos alunos do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo o livro “A Noite de Natal”, de Sophia de Mello Breyner Anderson, e às crianças do berçário e creche o livro “Gosto de Ti (Quase Sempre)”, de Anna Llenas.

A partir de 16 de dezembro, a festa faz-se então no Largo, com muitas atividades para todos.

De referir ainda que, durante a quadra, não falta a iluminação de Natal no centro histórico, que vai embelezar as ruas entre as 18h00 e as 24h00, com exceção das noites de Natal e fim de ano em que estarão sempre ligadas.

Veja o vídeo do NDC:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE