Esta segunda-feira, 27 de outubro, tomou posse o novo Presidente da Câmara Municipal de Góis, Rui Sampaio.
Durante o seu discurso, o presidente sublinhou a importância da confiança depositada pelos goienses e assumiu o compromisso de manter uma gestão transparente e centrada na população.
“Agradeço aos goienses pela renovação da confiança que depositaram em nós e nas nossas propostas, comprometendo-nos a manter inteira disponibilidade para acolher as opiniões e contributos de todos os que estiverem empenhados nas melhores soluções para o desenvolvimento do nosso concelho.”
PUBLICIDADE
Entre as prioridades do novo mandato, destacou-se o desenvolvimento económico e social, o apoio à população e à iniciativa empresarial, a valorização da habitação, o reforço das infraestruturas e o incentivo à participação cívica.
“Queremos continuar a trabalhar para atrair pessoas e investimento para Góis, valorizando quem já cá está e enfrentando as adversidades do interior, muitas vezes esquecido e abandonado.”, referiu Rui Sampaio salientando que, ” a implementação para breve de uma empresa de referência no espectro empresarial nacional poderá ser a mola para que outras olhem para o nosso território de outra forma.”
O presidente sublinhou a importância da cooperação com as juntas de freguesia e reforçou que a política deve estar ao serviço das pessoas.
“A política só faz sentido se for feita para as pessoas, e toda a atuação política terá de ser a concretização deste projeto, dada a relação de proximidade às populações e à eficácia na resolução dos seus problemas imediatos.”
O discurso abordou ainda o compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população, incluindo o acesso à educação, saúde, apoio aos jovens e aos idosos, promoção do turismo, cultura e do setor primário:
“Continuar a promoção da qualidade e acessibilidade aos serviços de saúde e educação, incentivar os jovens a envolverem-se nas decisões autárquicas e manter o apoio às atividades do setor primário, turismo e floresta são prioridades deste mandato.”, afirmou o autarca.
No encerramento, o presidente reforçou a necessidade de união e cooperação entre eleitos e população, garantindo que trabalhará pelo concelho com sentido de missão e responsabilidade.
“Conto com todos os eleitos para cooperar e fazer do nosso concelho melhor para viver e trabalhar. Conto com todos os goienses para partilharem as suas dúvidas, anseios e propostas. Contem comigo para vos ouvir e continuar a fazer o melhor que estiver ao meu alcance em prol do desenvolvimento deste território.”, concluiu.
Em direto para o Notícias de Coimbra, o edil destacou destacou o investimento em empresas, habitação, redes digitais e infraestruturas rodoviárias como os projetos mais importantes para os próximos anos.
“Estamos a falar da Luziaves, que já anda para se instalar no concelho desde 2017. Esperamos que se concretize definitivamente e seja um sinal para aqueles que querem vir para Góis poderem materializar essas intenções”, referiu.
Sobre a melhoria das telecomunicações, o presidente explicou: “Trabalhamos junto das operadoras e da ANACOM para colmatar as zonas brancas e tornar o território mais acessível em termos de redes móveis. Prevemos que entre 80 e 85% do concelho fique coberto, e os pequenos focos restantes serão resolvidos.”
Rui Sampaio realçou também a importância das acessibilidades rodoviárias. “Góis precisa de ser desencravado. Estaremos na linha da frente para que, juntamente com outros municípios da região, possamos concretizar medidas que beneficiem todo o território”, afirmou.
Recorde-se que nas eleições autárquicas de 12 de outubro, o Partido Social Democrata (PPD/PSD) venceu de forma clara as eleições autárquicas em Góis, conquistando 56,22% dos votos, o que garantiu a reeleição de Rui Sampaio como presidente da Câmara Municipal.
O Partido Socialista (PS) ficou em segundo lugar, com 36,83% (912 votos) e dois mandatos, mantendo-se como principal força da oposição no executivo goiense.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE