Justiça

GNR “pesca” 600 quilos de sável em Montemor-o-Velho

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 22-03-2023

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR, através do Destacamento de Controlo Costeiro de Figueira da Foz, no dia 19 de março, apreendeu 615,4 quilos de sável (Alosa alosa), no concelho de Montemor-o-Velho.

PUBLICIDADE

No âmbito de uma ação de fiscalização levada a cabo com o objetivo de controlar a comercialização, transporte e armazenamento de pescado fresco, os militares da Guarda fiscalizaram uma viatura que transportava o pescado em situação irregular, nomeadamente, capturado em período de defeso.

No decorrer da ação policial, foram identificados três homens com idades compreendidas entre os 55 e os 60 anos e elaborado um auto de contraordenação, cuja coima pode chegar aos 50 000 euros. Foi ainda apreendido um barco insuflável, duas redes de tresmalho, duas pás de remo e uma bomba de insuflar.

PUBLICIDADE

O pescado apreendido, depois de submetido ao controlo higiossanitário, foi doado a várias instituições de solidariedade social.

A GNR relembra que para garantir a sustentabilidade das espécies é imprescindível respeitar os períodos de defeso, a produtividade e a diversidade dos ecossistemas marinhos, minimizando assim os impactos negativos sobre as espécies. 

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE