Coimbra

GNR participa sábado com 360 militares na Noite Europeia sem Acidentes

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 17-10-2013

Mais de 360 militares da GNR participam, no sábado, na iniciativa “Noite Europeia sem Acidentes” destinada a sensibilizar os jovens para a prevenção de acidentes rodoviários, informou hoje esta força de segurança.

PUBLICIDADE

Trata-se da primeira vez que a GNR participa nesta iniciativa que, em Portugal, vai decorrer nos distritos do Porto, de Lisboa, Coimbra, Faro, Setúbal e Portalegre, num total de 129 ações de sensibilização, mobilizando 366 militares, disse à agência Lusa o responsável pelo gabinete de Relações Públicas da GNR.

A iniciativa – que se realiza noutros países da União Europeia – decorre junto às portas de bares e de outros estabelecimentos de diversão noturna, por estes serem os locais onde com mais frequência os jovens consomem álcool e substâncias psicotrópicas, referiu.

PUBLICIDADE

De forma pedagógica, a “Noite Europeia sem Acidentes” visa prevenir os jovens para a sinistralidade rodoviária, alertando-os para os problemas com que se podem confrontar durante a condução de veículos em consequência do consumo de álcool e de drogas, uma vez que a sinistralidade rodoviária continua a ser uma das principais causas de morte de jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos, acrescentou.

“Noite Europeia sem Acidentes” é uma atividade da associação de jovens “Responsible Young Driver”, com sede em Bruxelas, que se realiza no terceiro sábado de outubro, orientada para a promoção da segurança rodoviária nos países do BENELUX e vai decorrer em vários países da União Europeia.

PUBLICIDADE

publicidade

Em Portugal, a ação mobiliza entidades públicas e privadas e a GNR, com a colaboração do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e da Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE).

A nível europeu, e de acordo com a página da Responsible Young Drivers na internet, a ação é efetuada por jovens voluntários com idades compreendidas entre os 17 e os 29 anos que, à porta de clubes noturnos, abordam grupos de jovens, encorajando-os a designar entre eles quem será o condutor da viatura.

Este terá que se comprometer a manter-se sóbrio durante a condução, enquanto a associação desafia os jovens no sentido de usarem uma pulseira identificativa de que aderiram à iniciativa.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE