Crimes

GNR e PJ caçam incendiários na região Centro

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 19 horas atrás em 30-07-2025

A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou esta quarta-feira, 30 de julho, a detenção de quatro homens suspeitos da prática de crimes relacionados com incêndios florestais, em diferentes concelhos da região Centro: Pombal, Ansião, Tondela e Fornos de Algodres.

PUBLICIDADE

publicidade

Em Ansião, um homem de 55 anos foi intercetado pelos militares da GNR na localidade de Casal de Santo António, junto a um incêndio florestal ativo. Confrontado pelas autoridades, o suspeito admitiu ter sido o responsável pela ignição e foi imediatamente detido. A Polícia Judiciária assumiu a investigação do caso.

PUBLICIDADE

No mesmo dia, em Fornos de Algodres, foi detido um homem de 39 anos que, segundo a investigação, deu início acidentalmente a um incêndio durante trabalhos de limpeza de mato.

Um caso semelhante ocorreu na terça-feira, no concelho de Tondela, onde um jovem de 22 anos foi identificado por ter causado um incêndio acidental com uma gadanheira, durante operações de limpeza.

Já em Pombal, na segunda-feira, os militares da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro detetaram uma coluna de fumo proveniente das traseiras de uma habitação. No local, identificaram o proprietário, que realizava uma queimada não autorizada, sem vigilância técnica, numa altura em que o risco de incêndio rural era máximo. O homem foi detido e o caso foi remetido para o Tribunal de Pombal.

A GNR alerta para a importância do cumprimento das normas de segurança e legalidade no uso do fogo, especialmente em períodos de elevado risco de incêndio.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE