Crimes

GNR detém suspeito em flagrante a atear fogo com isqueiro

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 02-08-2022

 A GNR deteve em flagrante um homem de 39 anos suspeito de atear focos de incêndios em área florestal, em Vila Real, com recurso a um isqueiro, anunciou hoje o comando territorial da força policial.

PUBLICIDADE

Após um alerta de incêndio florestal na segunda-feira, os elementos da Equipa de Proteção Florestal (EPF), do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Vila Real, deslocaram-se “de imediato” para o local onde detetaram o suspeito a atear focos de incêndio.

Segundo disse a GNR, em comunicado, o suspeito estaria a atear os fogos com “recurso a um isqueiro”, numa área florestal.

PUBLICIDADE

A Guarda acrescentou que o incêndio terá consumido cerca de um hectare de terreno.

O suspeito foi detido pela GNR e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Vila Real.

PUBLICIDADE

publicidade

O Comando Territorial de Vila Real disse ainda que identificou, este ano, 42 suspeitos de incêndios florestais, dos quais 11 foram detidos em flagrante.

Em 2021, foram identificados 83 suspeitos do mesmo crime, tendo sido detidos oito em flagrante.

A GNR relembrou que as queimas e queimadas são das principais causas de incêndios em Portugal, que a realização de queimadas, de queima de amontoados e de fogueiras é interdita sempre que se verifique um nível de perigo de incêndio rural “muito elevado” ou “máximo”, estando dependente de autorização ou de comunicação prévia noutros períodos.

Para evitar acidentes, a Guarda pede que sejam seguidas as regras de segurança e recorda que a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funciona em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE