Polícias

GNR apreendeu cerca de 4 toneladas de ameijoa japonesa

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 24-08-2022

A GNR apreendeu hoje, na zona do Grande Porto, cerca de quatro toneladas de ameijoa japonesa por não ter o tamanho mínimo exigido para ser capturada e comercializada, num valor estimado de 35.964 euros.

PUBLICIDADE

Em comunicado, esta força policial explicou que os bivalves seriam provenientes da zona de Lisboa e teriam como destino o país vizinho Espanha.

A apreensão aconteceu na sequência de uma ação de fiscalização rodoviária dirigida ao transporte de pescado fresco e de moluscos bivalves, tendo a GNR detetado, em dois veículos de mercadorias, ameijoa japonesa sem o tamanho mínimo de referência exigido (quatro centímetros) para ser capturado e comercializado e sem documentos de registo, referiu.

PUBLICIDADE

Neste âmbito, foram identificados dois homens de 45 e 50 anos e elaborados dois autos de contraordenação por transporte de bivalves sem documentos de registo e subdimensionados, infrações puníveis com coimas que podem chegar aos 1.500 e 37.500 euros, acrescentou.

“A GNR relembra que a captura, depósito e expedição deste tipo de bivalves, sem que sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública caso sejam introduzidas no consumo, devido à possível contaminação com toxinas, sendo o documento comprovativo da origem fundamental para garantir a rastreabilidade dos bivalves”, advertiu a GNR.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE