Crimes

GNR apreende de 1 900 litros de aguardente produzida ilegalmente

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 07-01-2021

A Unidade de Ação Fiscal (UAF) da Guarda Nacional Republicana, através do Destacamento de Ação Fiscal (DAF) do Porto, ontem, dia 6 de janeiro, apreendeu 1 900 litros de aguardente produzida ilegalmente, no distrito do Porto.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

No âmbito de uma investigação que decorria há cerca de três meses, os militares da Guarda deram cumprimento a três mandados de busca, uma domiciliária, uma em veículo e outra em anexo. No decorrer das diligências policiais foi detetada a aguardente produzida ilegalmente, que se encontrava armazenada em local não autorizado pela autoridade aduaneira competente.

O suspeito, de 70 anos, desviava a aguardente de uma destilaria legal, da qual é proprietário, para a sua habitação, onde a comercializava de forma ilegal, sem declaração e pagamento do Imposto Especial Sobre o Consumo do Álcool e Bebidas Alcoólicas (IABA) e Imposto de Valor Acrescentado (IVA).

O valor da aguardente ascende a 19 000 euros, sendo que a sua comercialização ilícita teria causado um prejuízo ao Estado de cerca de 13 000 euros.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE