Crimes

GNR “apanha” 1 tonelada de crustáceos

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 07-06-2019

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, no dia 5 de junho, apreendeu 1 062 quilos de caranguejo mouro, carcinus maenas, na localidade da Murtosa.  

PUBLICIDADE

No âmbito de uma operação destinada ao controlo do cumprimento das normas que regem a comercialização de pescado fresco, foi fiscalizado o condutor de uma viatura, um homem de 57 anos, que estava a transportar crustáceos, sem qualquer documento de acompanhamento. Após uma verificação mais detalhada, os militares constataram que os exemplares da espécie em causa não possuíam a medida regulamentar para serem comercializados, ou seja, cinco centímetros.

A GNR alerta que uma das mais importantes medidas de gestão consiste na fixação de um tamanho mínimo de desembarque, juntamente com a obrigação de rejeitar ao mar todos os exemplares capturados com tamanho inferior ao estabelecido, permitindo assim que indivíduos atinjam o tamanho em que se reproduzem.

PUBLICIDADE

Foi elaborado o respetivo auto de contraordenação, cuja coima pode atingir o valor de 3 740 euros. Os crustáceos por ainda se encontrarem vivos foram devolvidos ao seu habitat natural.

 

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE