Olga Caramelo, médica ginecologista da Unidade de Mama do Serviço de Ginecologia da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, foi aceite como perita no grupo de trabalho da European Commission Initiative on Breast Cancer (ECIBC), representando a ULS de Coimbra.
A ECIBC tem como objetivo desenvolver diretrizes baseadas em evidência científica para o rastreio e diagnóstico do cancro da mama, bem como garantir a qualidade dos programas de rastreio e dos cuidados ao longo de todo o percurso de tratamento.
“Os requisitos para integrar este grupo de trabalho são muito exigentes, sendo o número de participantes bastante limitado”, afirmou Alexandre Lourenço, Presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra. “A participação neste grupo representa uma oportunidade significativa para contribuir com a nossa experiência e conhecimento especializado em prol de uma causa que afeta muitas doentes.”
PUBLICIDADE
Para Olga Caramelo, “ser selecionada para integrar o grupo de trabalho da ECIBC é uma enorme honra e uma responsabilidade acrescida. Este convite reconhece o trabalho desenvolvido na ULS de Coimbra e permite contribuir, a nível europeu, para a definição de políticas e práticas que terão impacto direto na vida de muitos pacientes.”
O grupo de trabalho da ECIBC desempenha um papel determinante na definição de recomendações clínicas e na garantia da qualidade dos programas de rastreio e tratamento do cancro da mama, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias inovadoras, baseadas em evidência científica, que visam melhorar os cuidados de saúde e reduzir o risco e a incidência da doença em toda a Europa.
A primeira reunião do renovado grupo de trabalho está agendada para os dias 14 e 15 de outubro de 2025, no Centro Comum de Investigação (JRC) da Comissão Europeia, em Ispra, Itália.
As candidaturas ao grupo estiveram abertas até 7 de agosto de 2024 e incluíram especialistas clínicos, científicos e técnicos, bem como doentes e cuidadores interessados em contribuir para a iniciativa.
PUBLICIDADE