Desporto

Ginásio Clube Figueirense apresenta álbum com as imagens dos 125 anos (com video)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 25-03-2021

Foi hoje apresentado na Figueira da Foz o livro comemorativo do 125.º aniversário do Ginásio Clube Figueirense, “125 anos em imagens”, da autoria de António Martins da Silva, baseado no extenso e meticulosamente organizado espólio do arquivo da associação, que ocupa grande parte do pavilhão em todo o espaço que não é desportivo.

PUBLICIDADE

Joaquim Sousa, presidente da mesa da assembleia, conta que a obra junta mais de seis mil fotografias e documentos da história do clube. O Ginásio Figueirense comemorou em 2020 o 125.º aniversário e tem 1.004 praticantes e mais de 1110 pessoas envolvidas entre técnicos atletas e dirigentes das diversas modalidades.

“O álbum demonstra à sociedade que durante estes 125 anos nunca houve uma interrupção associativa na atividade do clube o que é um belíssimo cartão de identidade da Associação, que só foi possível realizar” ,segundo Joaquim Sousa, “devido ao apoio da Litocar”, empresa patrocinadora do clube há 25 anos e que abraçou o projeto integrando-o nos objetivos de responsabilidade social.

PUBLICIDADE

O livro tem por base o arquivo histórico e ambos, segundo Joaquim Sousa, são um contributo importante para a história do remo e do ciclismo em Portugal. Mas também para a estória do futebol distrital de Coimbra, uma vez que tem sido fonte da Associação de Futebol de Coimbra para diversas publicações.

O Ginásio Figueirense “teve teatro durante 40 anos e isso interessou” o conhecido colecionista José Pacheco Pereira, revelou com orgulho o responsável do maior clube associativo da Figueira da Foz. A associação é “um ponto de recolha do arquivo Ephemera”, acrescenta.

PUBLICIDADE

publicidade

“Temos a preocupação de não nos restringirmos à arte do efémero. Do ‘hoje ganhou-se e amanhã perdeu-se’. O clube tem uma identidade associativa que o distingue” – afirma.

Em 1897, o record José Bento Pessoa “está na origem do clube” e desde então o Ginásio Clube Figueirense já reuniu “mais de mil títulos de campeão de Portugal em campeonatos nacionais em 16 modalidades”.

O livro abre com uma imagem do primeiro edifício do Ginásio, que se situava junto à Câmara Municipal da Figueira da Foz e que foi destruído por um incêndio na primeira vintena do século XX. Só voltou a ter instalações em 1972, mas nunca parou a sua atividade associativa. Estórias para conhecer no livro “Ginásio Clube Figueirense, 125 anos em Imagens”.

Veja o video do direto Notícias de Coimbra.

por MGP

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE