Portugal

GEOTA planta 285 mil árvores na Serra da Estrela

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 12-06-2024

A GEOTA, através do projeto “Renature Estrela” plantou 285 527 árvores nativas na Serra da Estrela. Os resultados desta iniciativa foram apresentados este sábado, dia 8 de junho, na Covilhã. No total foi possível intervencionar uma área de 332 hectares.

PUBLICIDADE

O projeto “Renature Estrela” surgiu em 2022, em parceria com a Comunidade Local do Baldio da Freguesia de Cortes do Meio, abrangendo uma área de baldios mantidos por membros da comunidade local. O objetivo é restaurar o património comunitário destas paisagens, apoiando a recuperação da biodiversidade e adaptação dos ecossistemas às mudanças climáticas.

No passado dia 8 de junho foi realizado um evento para apresentar os resultados do projeto. Este contou com presença de 300 pessoas da comunidade de Cortes do Meio, Covilhã, que participaram num jantar convívio, e com a atuação da Banda Kumitiva.

PUBLICIDADE

O coordenador dos projetos Renature, Miguel Jerónimo, destacou como principais objetivos deste projeto “a promoção de uma maior resiliência ao fogo, a adaptação às alterações climáticas e a revitalização social e económica da região”.

Nuno Lourenço, representante da Junta de freguesia de Cortes do Meio e Comunidade Local do Baldio da Freguesia de Cortes do Meio, afirmou “que a comunidade local está extremamente agradecida ao GEOTA por este projeto” e lança “o repto para dar continuidade ao mesmo”.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

No mesmo seguimento, José Armando Serra dos Reis, vice-presidente da Câmara Municipal da Covilhã, vê este projeto como uma mais-valia, que permite a Cortes do Meio, ter “uma verdadeira floresta composta por um mosaico diversificado de espécies”.

Ainda durante a sessão de apresentação de resultados, António Borges, em representação do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, afirmou que “não é fácil encontrar áreas reflorestadas de dimensão tão significativa. Só por esse motivo já é de enaltecer esta iniciativa”.

O projeto integra um conjunto de iniciativas de recuperação de áreas ardidas coordenadas pelo GEOTA que realiza ações de reflorestação de grande escala em colaboração com as comunidades locais. Neste momento os projetos de reflorestação Renature estão a decorrer em três regiões de Portugal: Parque Natural da Serra da Estrela, Serra de Monchique e na Mata Nacional de Leiria.

Este ano, o “Renature Estrela”, contou com o apoio de 345 mil euros da One Tree Planted, uma associação norte-americana que apoia iniciativas de plantação de árvores em todo o mundo.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE