Coimbra

Geografia Física em francês na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 19-09-2018

Vai realizar-se na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, nos dias 20 a 22 de Setembro, o 5º Colóquio da Associação Francófona de Geografia Física.

PUBLICIDADE

Subordinado ao tema geral “Geografia Física e Sociedade: dos estudos dos riscos aos do património natural”, será organizado pelos membros do CEGOT, do Departamento de Geografia e Turismo e do CITEUC.

A Associação Francesa de Geografia Física que patrocina esta importante reunião científica foi fundada há cerca de uma década e tem como objectivo principal a divulgação da Geografia Física em língua francesa, agregando investigadores, de diferentes nacionalidades e permitindo a troca de experiências, a colaboração em projectos científicos e pedagógicos conjuntos, bem como a participação em reuniões científicas.

PUBLICIDADE

No colóquio esperam-se mais de uma centena de investigadores de 16 países francófonos para debater, entre outros temas como as alterações climáticas e os riscos naturais, a importância da Geografia Física no ordenamento do território e Geografia Física, cultura e geoturismo.

No último dia (Sábado) está prevista uma viagem de estudo ao longo da costa do Centro Portugal, entre a Serra da Boa Viagem e a Nazaré, na qual se discutirá, entre outros temas, a evolução recente da linha de costa e os riscos lhe estão associados.

PUBLICIDADE

publicidade

Espera-se que no Colóquio se produzam conclusões importantes para dinamizar o papel que a Geografia Física, ciência colocada entre as Geociências e as Ciências Sociais, tem na resolução de um dos maiores desafios do mundo de hoje: a organização racional e equilibrada do espaço e dos territórios, numa perspectiva de desenvolvimento sustentável.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE