Mundo

Gato apanhado a traficar droga na prisão

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 hora atrás em 20-05-2025

Na noite de 6 de maio, um episódio insólito surpreendeu os agentes da Penitenciária de Pococí, na Costa Rica: um gato foi detetado a transportar droga no recinto prisional, com dois pacotes presos ao corpo.

De acordo com um comunicado oficial publicado pela administração da penitenciária, o animal foi avistado por um guarda numa das torres de vigilância, que deu de imediato o alerta ao identificar o felino a circular na “zona verde” da prisão, pode ler-se na CNN.

Graças à rápida intervenção dos agentes penitenciários, o gato foi capturado em segurança e os pacotes foram removidos antes de conseguirem alcançar qualquer destinatário. No interior das embalagens, as autoridades encontraram 235,65 gramas de canábis, 67,76 gramas de pasta de crack e duas folhas de papel, cujo conteúdo não foi detalhado.

PUBLICIDADE

O material foi apreendido e o animal, que já ganhou o apelido de “Narcomichi” nas redes sociais — numa fusão entre “narcotraficante” e “michí”, um termo popular para gato — foi entregue ao Serviço Nacional de Saúde Animal (SENASA) para avaliação médica.

As autoridades continuam a investigar quem poderá estar por detrás desta tentativa de introdução de estupefacientes na prisão utilizando um gato como “mula”.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE