Coimbra

Gastronomia, produtos típicos, música e muitas outras atrações nos restaurantes do Mercado D. Pedro V (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 28-09-2022

A Praça da Restauração, no Mercado Municipal D. Pedro V, em Coimbra, vai receber o “ÓHQUETUGA FEST”, um festival típico português que, a 30 de setembro e 1 de outubro e a 7 e 8 de outubro, vai trazer a este espaço novas atrações, para todos os gostos e idades.

PUBLICIDADE

Durante quatro dias, os visitantes vão poder assistir a uma mostra de produtos típicos do Mercado D. Pedro V mas também a outros eventos gastronómicos, provas diversas, música, teatro e muitas outras surpresas.

Durante a apresentação do evento, que decorreu esta quarta feira, o gerente da Praça da Restauração, André Santo, lançou o desafio a toda a cidade para que “se deixe surpreender”.

PUBLICIDADE

“A ideia é abrir o Mercado a todas as faixas etárias”, reforçou, daí a oferta diversificada, que vai desde atividades para as crianças nas manhãs de sábado, às celebrações do Dia do Idoso no dia 1 de outubro e depois toda a restante oferta que vai decorrer não apenas na Praça da Restauração mas em todo o espaço do Mercado, como atuações musicais itinerantes e momentos teatrais.

Para Miguel Fonseca, vereador da Câmara Municipal de Coimbra, esta iniciativa, promovida pela autarquia e pela Renasceia (empresa concessionária dos espaços de restauração do Mercado), integra-se na “estratégia de dinamização do Mercado Municipal” e tem como objetivo “atrair pessoas ao Mercado e colocá-lo ainda mais no roteiro da nossa cidade”.

PUBLICIDADE

publicidade

“O ÓHQUETUGA FEST pretende celebrar o nosso país, as nossas tradições e não há melhor palco para esta iniciativa do que o Mercado Municipal D. Pedro V”, acrescentou o autarca, convidando a população a participar neste evento e a vir ao Mercado ouvir música portuguesa e provar as melhores iguarias do país.

O festival vai ter como “cabeça de cartaz” Tiago Silva, que vai tocar no palco da Praça do Mercado no sábado, dia 1 de outubro, pelas 21h00. O músico, que foi finalista do programa televisivo The Voice Portugal, tem agora um novo projeto, a que deu o nome “Juntos pela Música Portuguesa”, que reúne sucessos nacionais que marcaram gerações, em diferentes géneros musicais, do fado ao jazz, do pop ao vira, passando pela música ligeira. “Sinto-me honrado pelo convite, é uma oportunidade rara de cantar e tocar na cidade que me acolheu”, afirmou durante a apresentação do evento, apelando a toda a população para que esteja presente e “faça parte da festa”.

Quatro dias de muita festa

Na próxima sexta feira (30 de setembro) o programa abre, às 19h30, como lançamento da iniciativa “Vinhos no Mercado – com Casa do Canto”. Segue-se a atuação de Luís Travassos, com fado de Coimbra e de Lisboa (20h30), surpresas teatrais (22h30), momento SuperBock (23h00) e a atuação da banda itinerante de folclore “Os Carriços” (23h30).

No sábado (1 de outubro) há atrações para as crianças, a partir das 10h00. À tarde o destaque vai para as comemorações do Dia do Idoso (14h30), para os jogos tradicionais (16h00) e para a atuação de um Rancho Folclórico. Segue-se, à noite, o espetáculo ao vivo de Tiago Silva (21h00), o momento SuperBock (22h45), a apresentação da banda itinerante de folclore “Os Carriços” (23h00) e de Sérgio Planadas (00h30).

No dia 7 de outubro, a partir das 19h30, há “Vinhos no Mercado”, com Tiago Cabaço Wines. Segue-se um espetáculo de fado de Lisboa, com Laura Moita (22h30), surpresas teatrais (22h30), um momento Superbock (23h00) e a atuação da banda itinerante de folclore “Os Carriços” (23h30).

No dia 8 há atrações para as crianças, a partir das 10h00. Às 12h00 o Restaurante do Peixe do Mercado promove o evento “O po(l)vo é quem mais ordena”, evento que continua a partir das 20h00. Ainda às 12h00, começa também o Festival da Sardinha. Durante a tarde vai realizar-se um workshop com Tribo Dança (14h00) e há jogos tradicionais (16h00). À noite destaque para a atuação de Jorge Baptista com clássicos portugueses (20h30), um momento SuperBock (22h45) e os espetáculos da banda itinerante de folclore “Os Carriços” (23h00) e do Dj Miguel Brás (00h30).

Veja os vídeos dos diretos NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE