Coimbra
Gastronomia em Coimbra reúne académicos, profissionais e agentes de turismo
O ensino e a investigação em gastronomia são o mote da iniciativa Gastronomia em Coimbra, que reúne até quinta-feira, nesta cidade, empresários de restauração e hotelaria, representantes de instituições de ensino superior e agentes de turismo.
PUBLICIDADE
“Dedicado ao ensino e investigação em Gastronomia, esta iniciativa conta com uma organização de entidades que promovem o ensino e formação em áreas ligadas à gastronomia (Universidade de Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra e Turismo de Portugal/Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra)”, esclarecem os organizadores.
Em Coimbra, funciona a única licenciatura em Gastronomia disponível em Portugal, fruto de uma parceria entre a Escola Superior de Educação de Coimbra, as Escolas Superiores Agrária, Tecnologia e Gestão e de Tecnologias da Saúde, do Politécnico de Coimbra, e a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, do Turismo de Portugal.
PUBLICIDADE
Funcionam ainda em Coimbra um mestrado em Alimentação e um doutoramento em Patrimónios Alimentares, na Faculdade de Letras.
Ainda segundo fonte da organização, a iniciativa Gastronomia em Coimbra – Cultura, Territórios & Sustentabilidade “é um evento que tem como objetivo desenvolver sinergias entre a academia, os empresários, as instituições e os agentes de turismo”.
PUBLICIDADE
A iniciativa arrancou no sábado, com um “jantar restrito a autarquias e entidades da área da gastronomia”, que teve como convidado especial o mexicano Alexandre Scherer, pioneiro na criação da licenciatura em Gastronomia na Universidade Anáhuac México Norte.
Autor de diversos livros sobre gastronomia e alimentação, Alexandre Scherer foi um dos conselheiros do projeto de licenciatura em Gastronomia de Coimbra, que mereceu aprovação no Ministério da Educação.
Tendo como mote a previsão da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) de que a produção mundial de alimentos terá de crescer 70% até 2050 para dar conta do aumento populacional, Alexandre Scherer defendeu uma nova abordagem que permita controlar o desperdício de alimentos.
“Tão importante como produzir mais é gerir melhor o que temos”, frisou.
Um dos pontos altos da iniciativa será a conferência de Jesús Contreras, autoridade mundial sobre gastronomia e alimentação e professor na Universidade de Barcelona, com o tema” Las culturas alimentarias contemporâneas entre la globalización y la patrimonialización”, marcada para hoje à tarde no Seminário Maior de Coimbra.
O último dia será marcado por um painel na Escola Superior de Hotelaria de Coimbra que abordará o papel das mulheres na Gastronomia.
Moderado pela dirigente do Turismo de Portugal Ana Paula Pais, o painel contará com a chef de cozinha Marlene Vieira e com Milena Silva, Giullia Sbardelott, Eduarda Fernandes e Maria do Rosário Mira.
Related Images:
PUBLICIDADE