Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Garraiada: Queima das Farpas arrasa Conselho de Veteranos

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 22-03-2018

A Queima das Fartas,movimento contra a Garraiada da Queima das Fitas, afirma  que “14 estudantes da Universidade de Coimbra reunidos em Conselho de Veteranos, entenderam legítimo desrespeitar a vontade de milhares de estudantes expressa em referendo, numa atitude autocrática sem precedentes na Academia”.

PUBLICIDADE

garraida

Numa reunião à porta fechada, menos de uma dezena e meia de estudantes – que tiveram direito ao seu voto nas urnas no dia 13 – entenderam usar uma posição de privilégio para fazer tábua rasa da vontade de 70,7% dos 5638 estudantes que votaram livre e democraticamente,lamenta a Queima das Farpas.

A Queima das Farpas considera que “Com esta atitude inqualificável, o Conselho de Veteranos demonstra a sua inadequação ao papel que deve representar hoje na Academia. Enganam-se os que pensam que foram os estudantes que votaram no referendo que perderam. Esses não contabilizam as vitórias nem as derrotas, cumprem uma missão. Perdeu a democracia e perdeu a Academia”.

 
“Neste momento urge desencadear os mecanismos que reponham a justiça e democracia, honrando a vontade da maioria estudantil. Nesse sentido, o movimento Queima das Farpas apela à Direção Geral da Associação Académica e à Comissão Organizadora da Queima das Fitas para que respeitem a vontade dos estudantes num referendo exigido pelo Conselho de Veteranos que pretende agora ignorá-lo, e apela igualmente aos estudantes e à sociedade civil que participem no evento que criámos para expressão da nossa indignação, em https://www.facebook.com/events/152127812148771/. O despotismo não passará!”, adianta a Queima das Farpas.

 

PUBLICIDADE

garraiada

Recordamos que o Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra decidiu ontem, em reunião, que a Garraiada permanece na Queima das Fitas de Coimbra, indo contra a decisão do referendo, onde 70,7% dos estudantes votaram pelo seu fim.

Notícias de Coimbra apurou que o resultado da votação que decorreu esta noite foi de 14 veteranos contra a aceitação do que foi expresso em referendo e 11 veteranos pela aceitação do resultado do referendo, tendo os outros 2 presentes optado pela abstenção.

NDC sabe que João Luís Jesus, o Dux Veteranorum, votou a favor da decisão dos estudantes, isto é, contra a continuidade da garraiada.

A decisão do Conselho de Veteranos, em reunião, “foi a de que a garraiada vai continuar no programa da Queima das Fitas”, disse à agência Lusa o Dux Veteranorum (líder do organismo), João Luís Jesus, referindo que estiveram presentes na votação 27 veteranos.

O Dux Veteranorumafirmou também disse que tem “considerações a fazer sobre esta decisão”, mas que apenas na sexta-feira irá prestar declarações sobre a votação, após analisar a situação e reunir com a Comissão Organizadora da Queima das Fitas (COQF) e a direção-geral da Associação Académica de Coimbra (AAC).

No referendo promovido a 13 de março, com uma participação de 5.638 estudantes, os alunos da Universidade de Coimbra decidiram acabar com a garraiada na Queima das Fitas.

À pergunta “Deve o evento garraiada continuar no programa oficial da Queima das Fitas?”, 70,7% dos estudantes que participaram no referendo responderam “Não”, 26,7% “Sim”.

Na altura, o secretário-geral da COQF referiu que, após o resultado, o Conselho de Veteranos, que é um dos órgãos tutelares da Queima das Fitas e que rege as atividades tradicionais, teria a “palavra final”.

Antes da reunião do Conselho de Veteranos, o Dux tinha explicado à agência Lusa que iria levar à reunião a proposta de acabar com a garraiada, tal como decidido em referendo.

Questionado pela Lusa, o presidente da direção-geral da AAC, Alexandre Amado, afirmou que “a decisão, a confirmar-se, é surreal”, garantindo que vai levar “a decisão democrática dos estudantes até às últimas consequências”.

“Se os estudantes decidiram que não há garraiada, não há garraiada”, vincou, referindo que pretende reunir com o dux “para perceber o que se passou”.

A Direção-geral da Associação Académica de Coimbra garantiu que “vai levar a decisão democrática [do referendo] até às últimas consequências”.

A afluência às urnas para o referendo para a garraiada foi significativa, atendendo a que nas eleições para a direção-geral da Associação Académica de Coimbra participaram quase oito mil estudantes em 2017 e menos de cinco mil em 2016.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com