Polícias

Gangue fingia ser inspetores para assaltar casas de luxo. Verdadeira PJ “põe travão”

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 9 horas atrás em 16-12-2025

Imagem: PJ

A Polícia Judiciária está a levar a cabo, esta terça-feira, 16 de dezembro, uma operação em Lisboa para combater uma onda de assaltos violentos praticados por um grupo organizado que se fazia passar por agentes da própria PJ. Até ao momento, há 10 suspeitos detidos, todos com ligações familiares entre si.

Segundo o Correio da Manhã, o grupo atuava há pelo menos um ano, recorrendo a um esquema sofisticado: simulava buscas domiciliárias com recurso a falsos mandados, crachás, coletes identificativos e até armas de fogo verdadeiras, criando a aparência de uma operação policial legítima.

O principal alvo dos assaltantes eram habitações de luxo no concelho de Cascais, onde conseguiam arrecadar elevadas quantias em dinheiro, bem como bens de elevado valor, incluindo relógios de luxo e pedras preciosas, posteriormente colocados à venda.

PUBLICIDADE

publicidade

No âmbito da operação, foram emitidos vários mandados de detenção, que já foram todos cumpridos. As autoridades estão ainda a realizar buscas domiciliárias em São João da Talha, no concelho de Loures.

Os detidos vão ser presentes a interrogatório judicial, onde serão determinadas as respetivas medidas de coação.

A operação está a ser coordenada pela Unidade de Combate ao Terrorismo, contando com o apoio da Polícia Judiciária de Lisboa, que coadjuva as diligências no terreno.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE