Galeria Manuel Filipe expõe “A Reserva da Família”

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 24-06-2017

 

PUBLICIDADE

A Galeria Manuel Filipe inaugurou, recentemente, a exposição intitulada “A Reserva da Família”, composta por um conjunto de obras propriedade da família do pintor condeixense.

unnamed

PUBLICIDADE

publicidade

A inauguração da mostra foi assinalada com uma conferência proferida pelo investigador João Archer de Carvalho, autor do livro “Manuel Filipe e a sua Fase Negra (1942:45) – No contexto do Neo-Realismo Pictórico”, apresentado na mesma ocasião.

“Professor de alma e coração, Manuel foi durante muito tempo pintor das horas vagas. Nem por isso menos empenhado na arte que o apaixonava e a que dedicava os seus tempos de ócio e reflexão, por vezes em longas discussões com alguns dos seus alunos que, por ele influenciados, vieram a ser artistas também”, recordam os filhos do pintor, António e Luís.

PUBLICIDADE

Manuel Filipe iniciou-se nas artes plásticas quando ainda vivia em Condeixa-a-Nova, onde frequentou aulas particulares e a escola de artes e ofícios, estudando depois em Coimbra.

Expôs pela primeira vez em 1938 e esteve particularmente ativo na década de 1940, inserindo-se na corrente neorrealista que marcou o panorama artístico português da época, destacando-se em especial com a sua obra Fase Negra (1943-1945), marcadamente neorrealista e de inspiração expressionista.

“Na casa de S. Pedro (a quem o pai nos contava, brincando, que escrevia cartas a pedir que o deixasse viver pelo menos até aos 100 anos!) o atelier ocupava mais de metade do espaço; aqui realizou, após abril de 1974, obras de enormes dimensões que expôs em dezenas de locais do país no desejo de dialogar, através dos seus trabalhos, com o ‘grande público’, o que foi sempre a sua grande preocupação e prazer como artista e como homem”, descrevem ainda os filhos do pintor.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE