Exposições

Galeria Manuel Filipe expõe arte da caricatura

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 09-10-2015

A Galeria Manuel Filipe, em Condeixa-a-Nova, inaugura no próximo dia 10 de outubro, às 18 horas, a exposição “Humor, Monarquia e Republicanos”, que retrata um dos períodos mais ricos da história através da caricatura.

PUBLICIDADE

galeriaManuelFilipe (1)

A inauguração será assinalada com a realização de duas conferências “Riso e Imagem Satírica: Republicanos, Monárquicos e ‘Balas de Papel’”, proferida por Amadeu Carvalho Homem, da Universidade de Coimbra e Universidade Autónoma de Lisboa e ainda “Rafael Bordalo Pinheiro, expoente máximo da caricatura político-social”, por Aires Henriques, Villa Isaura – Museu da República e Maçonaria.

PUBLICIDADE

O final do século XIX e início do século XX viu aparecer caricaturistas e humoristas que souberam interpretar na perfeição as incongruências da sociedade portuguesa. Rafael Bordalo Pinheiro, Francisco Valença, Leal da Câmara forma alguns desses geniais artistas. Jornais como ‘O Zé’, ‘Sempre Fixe’, ‘A Marselheza’, ‘A Paródia’ e ‘O Século Cómico’ foram os veículos utilizados para, de forma mordaz e contundente, por a nu ações de figuras políticas, situações de injustiça e acontecimentos políticos e sociais que muitas vezes tocavam o ridículo. A cerâmica foi também um dos géneros artísticos utilizados e aqui, foi Bordalo Pinheiro o génio maior. A figura do “Zé Povinho” ultrapassou gerações, sendo, ainda hoje um ícone da sociedade portuguesa.

Nesta exposição é possível ver algumas dessas caricaturas, desenhos e peças de cerâmica de uma época que foi rica em acontecimentos político-sociais.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE