Conecte-se connosco

Desporto

Gala do Desporto distingue estudantes atletas da Universidade de Coimbra

Publicado

em

Todos os estudantes atletas que se destacaram no último ano em representação da Associação Académica de Coimbra/Universidade de Coimbra (AAC/UC), em provas nacionais, europeias e mundiais, foram homenageados na 4ª edição da Gala do Desporto da UC, realizada na  segunda-feira, 3 de outubro, à noite, no Estádio Universitário.

O evento contemplou a entrega dos diplomas do Quadro de Mérito Desportivo da Universidade de Coimbra, referente à época desportiva 2021/2022, a todos os estudantes atletas que venceram Campeonatos Nacionais Universitários ou foram medalhados em provas europeias ou mundiais nesse período (de acordo com o regulamento do Estatuto do Estudante Atleta da UC, todos/as aqueles/as que integram esse Quadro de Mérito recebem também uma bolsa monetária da instituição). Nesse período, estudantes e equipas da AAC/UC conquistaram 26 títulos nacionais e 10 pódios internacionais.

Na 4.ª Gala do Desporto da UC foram também entregues o prémio FairPlay dos Jogos Universidade de Coimbra 2021/22 (atribuído a um jogador, dirigente ou espectador, tendo em conta os valores promovidos pelo Cartão Branco), para Rúben Branca, jogador da equipa de Futsal da empresa Bluepharma da Liga 2 I’s; e o Troféu da Liga Académica (melhor núcleo participante), para o Núcleo de Estudantes de Ciências do Desporto e Educação Física da Associação Académica de Coimbra. Já a principal distinção da noite, o Galardão Gala do Desporto (que visa distinguir uma instituição e/ou personalidade que se tenha destacado pelo seu papel ativo e contributo em prol do desenvolvimento do desporto na UC), foi atribuído à Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) pelo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido para a promoção do campus ativo e saudável.

É um orgulho ter atletas de elevado rendimento que estão simultaneamente a fazer a sua carreira académica na UC. Servem de exemplo para outros”, declarou na sessão o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, sublinhando que a instituição vai continuar a promover e incentivar as carreiras duais.

Durante o evento, a Universidade de Coimbra celebrou também a assinatura, com várias federações desportivas nacionais, de Memorandos de Entendimento, no âmbito do Programa de Apoio ao Alto Rendimento da UC. “Um salto qualitativo no que queremos que seja o desporto universitário, apoiando a integração dos nossos estudantes ao alto rendimento”, sublinhou o Vice-Reitor da UC para Qualidade, Desporto e Serviços de Ação Social, António Figueiredo.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com