Região

Gala Desportiva reconhece o melhor do desporto na Mealhada

Notícias de Coimbra | 51 minutos atrás em 27-01-2026

 A 18.ª edição da Gala Desportiva do Município da Mealhada transformou-se numa noite de celebridades, reconhecidas pelos seus sucessos na vida desportiva do concelho, do país e até além-fronteiras. Atletas, dirigentes e treinadores de modalidades tão distintas como o hóquei, o ténis, a natação, o karaté ou o futebol, foram homenageados numa noite de glória, que prestou tributo à patinagem de Portugal.

PUBLICIDADE

publicidade

Do hóquei ao futebol, do rugby à natação e do ténis às novas modalidades como o Pickleball, foram homenageados clubes, atletas, treinadores e dirigentes, que viram os seus esforços reconhecidos numa gala que obrigou o júri a uma difícil escolha para encontrar os três nomeados para cada uma das categorias da noite. 

A equipa Sub-17 Futebol do Clube Desportivo de Luso foi a equipa do ano, enquanto Matilde Sá (Clube de Albergaria), foi a revelação do ano. O júri decidiu que Joaquim Martins (Associação Trilhos Luso Bussaco) foi o dirigente do ano, recebendo o troféu de treinador do ano João Magalhães (Luso Ténis Clube). João Pedro Alegre (Hóquei Clube da Mealhada) é o atleta do ano, tendo sido eleita como associação desportiva do ano a Casa do Povo da Vacariça.

Nas categorias de nomeação direta, para Alto Prestígio, o júri decidiu entregar o troféu à Federação de Patinagem de Portugal, no ano em que celebrou 101 anos de história. O país alcançou um feito absolutamente notável ao conquistar o pleno de títulos nas seleções nacionais masculinas de hóquei em patins nos Campeonatos da Europa. As seleções Sub-17, Sub-19, Sub-23 e a Seleção A sagraram-se Campeãs Europeias, assinando uma página dourada da modalidade. No setor feminino, a Seleção Nacional de Hóquei em Patins voltou a demonstrar a sua competitividade ao alcançar o título de Vice-Campeã Europeia, reforçando o prestígio de Portugal no panorama internacional.

O Prémio Incentivo foi para o Pickleball Clube da Pampilhosa, pela dinamização local desta nova modalidade, que alia o ténis, o badminton e o ténis de mesa – está a crescer, exponencialmente, no mundo e a dar passos largos em Portugal. A modalidade progride agora também a partir da Urbanização Alto de Santo António, na Pampilhosa, onde um grupo de vizinhos, que praticamente não se conheciam, começaram a praticar o mesmo desporto, dando lugar assim a uma nova associação no município.

O Prémio Dedicação foi atribuído a Álvaro Quinteiro, que mantém desde 2000 uma ligação duradoura ao Futebol Clube da Pampilhosa, ex-atleta, dirigente, treinador e técnico de equipamentos, desempenhando ao longo dos anos vários cargos nos órgãos sociais e nos departamentos de formação e sénior, sempre com elevado sentido de responsabilidade e espírito de missão.

Recebeu o Prémio Carreira, Luís Ferreira, figura incontornável do Hóquei Clube da Mealhada, tendo sido jogador (integrou a primeira equipa do Hóquei Clube da Mealhada a alcançar a subida à 1.ª Divisão) e treinador, dedicando mais de duas décadas à arte de ensinar a patinar e a formar pessoas.

Para além da homenagem ao desporto, a noite trouxe um desportista em modo ilusionista. Ricardo Pimenta, cinturão negro de kenpo karate, trouxe magia ao Cineteatro Messias, por entre as excelentes performances da Academia de Dança do Hóquei Clube da Mealhada e da voz afinada e inconfundível de Joana Neves que no final deixou uma linda versão do conhecido tema “Never Enough”, como prenúncio de uma grande gala para 2027. 

António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, deixou nesta gala “um tributo aos pilares do desporto na Mealhada: aos diretores dos clubes, pais e família e voluntários”. E um “obrigado, por assegurarem que cada criança tem a oportunidade de crescer com os valores do desporto e por fazerem da Mealhada um concelho onde o desporto é, acima de tudo, uma escola de vida”.

Para o autarca, “o Município da Mealhada tem assumido, de forma clara e consistente, uma aposta estratégica no desporto. Acreditamos que o desporto é uma poderosa ferramenta de inclusão social, de promoção da saúde, de formação cívica e de desenvolvimento humano, em especial junto dos mais jovens”, concluindo que “num concelho que verdadeiramente respira desporto, o município tem procurado estar sempre o mais próximo possível dos clubes e associações. Esse compromisso tem-se traduzido em aumentos anuais no apoio financeiro, mas também em apoios logísticos, nas infraestruturais e apoio técnico, essenciais para a sustentabilidade e crescimento da atividade desportiva”.

Noite de homenagem à Patinagem de Portugal

Ao longo da Gala Desportiva do Município da Mealhada foram vários os momentos de homenagem à Patinagem de Portugal, com os tributos às seleções nacionais sub-17, sub-19, sub-23 e seniores de Hóquei em Patins, pelos feitos conquistados em 2025 e pela ligação próxima ao Município da Mealhada, que continua a ser “a casa” para os estágios de preparação destas seleções. Atletas, dirigentes e treinadores foram chamados ao palco nesta noite de glória, onde se aplaudiu o desporto e onde ficou vem vincada a ligação da modalidade ao município.

No final da noite, na atribuição do Prémio Alto Prestígio. Luís Sénica, presidente da Federação de Patinagem de Portugal foi peremptório: “Estamos em casa. Luso, Mealhada e Ventosa do Bairro tem pessoas de rosto conhecido. São pessoas com quem partilhamos as nossas emoções e com quem gostamos de nos cruzar na rua. Há esta componente humana que justifica porque razão estamos aqui ano após ano”.

Por outro lado, o técnico português vincou “toda a qualidade que encontramos nas infraestruturas, do hotel aos pavilhões e toda a disponibilidade de quem faz tudo para que as seleções consigam o seu melhor. Estamos num contexto de excelência há 22 anos, as condições são ímpares e vocês são família”, concluiu

PREMIADOS

Equipa do Ano – Sub-17 Clube Desportivo de Luso (futebol)

No seu segundo ano de competição, a equipa de sub-17 do Clube Desportivo de Luso, após excelentes resultados, conseguiu apurar-se para a fase de subida. Já nesta fase, ficou em 1.º lugar, subindo, assim, à divisão de honra.

Associação Desportiva do Ano – Casa do Povo da Vacariça

Desde a sua fundação, tem desempenhado um papel preponderante na promoção do andebol, única associação do concelho com a modalidade, incluindo jovens dos 6 aos 26 anos, e assegurando um percurso formativo abrangente, inclusivo e progressivo.

Treinador do Ano – João Magalhães (Luso Ténis Clube)

Treinador e diretor técnico do Luso Ténis Clube há duas décadas, tem contribuído para o crescimento desportivo e humano dos seus atletas. Em 2025, sob a sua orientação, a equipa sénior alcançou o título de Vice-Campeã Regional, garantindo o apuramento para o quadro de qualificação do Campeonato Nacional da 3.ª Divisão, resultados de grande relevância para o clube e para o concelho.

Dirigente do Ano – Joaquim Martins (Associação Trilhos Luso Bussaco)

Fundador, presidente e atleta, Joaquim Martins é o “rosto maior” da Associação Trilhos Luso Bussaco, que não se limita a participar em provas federadas de atletismo e BTT como também organiza um evento anual, o Trilhos Luso Bussaco, que vai já para a 8.ª edição. A associação gere projetos em diversas vertentes, incluindo Trail, Montanha, BTT, Estrada e Pista.

Atleta do Ano – João Pedro Alegre (Hóquei Clube da Mealhada)

O mealhadense João Pedro Alegre culminou um ano repleto de conquistas, com um brilhante 5.º lugar no Campeonato Mundial de Patinagem Artística, que decorreu em Pequim, em outubro de 2025. O atleta do HCM conquistou também, no ano transato, dois títulos de vice-campeão nacional no Campeonato Nacional de Show e Precisão.

Revelação do Ano – Matilde Sá

A atleta lusense defende as cores do Albergaria e da Seleção Nacional, com 9 internacionalizações (cinco em sub-16 e quatro em sub-17). Representou a seleção nacional na Mealhada no Torneio de desenvolvimento da UEFA Sub 16 feminino frente a Alemanha, Espanha e França.

Mérito Desportivo

– Equipa Sub-17 (CD Luso) – Pela subida à Divisão de Honra com excelentes resultados no seu 2.º ano de competição.

– Equipa Sub 15 (GD Mealhada) – Pelo 2.º lugar na fase de subida, que deu acesso à disputa da Divisão de Honra.

– Bianca Rodrigues (SC Beira-Mar) – Luzense de apenas 14 anos representa a equipa sub-19 do Beira-Mar e foi chamada a representar a seleção nacional sub-15

– Sofia Batista (FC Pampilhosa) – Avançada dos benjamins A foi convocada para os trabalhos da seleção distrital sub-12 de Aveiro

– Matilde Almeida (SC Braga) – Avançada pampilhosense veste a camisola do Sp. Braga e sagrou-se campeã nacional sub-19.

– Tomás Almeida (NK Pampilhosa) – 3.º do ranking de júnior masc -76kg da Federação Nacional de Karaté – Portugal.

– Maria Helena Valença Ferreira (Rugby Agrária de Coimbra)- Com apenas 16 anos sagrou-se campeã nacional de râguebi sénior feminino da 1.ª Divisão ao serviço da Agrária e foi chamada à seleção nacional sub-18.

– Eduardo Cunha (Columbófila Cantanhedense) – Campeão Nacional de Pares Artísticos de Patinagem artística e vários resultados de mérito internacionais

– Arsénio Santos (Endeavor Maratones) – Perto de fazer 60 anos, atleta de Santa Luzia completou as seis maiores maratonas do mundo: Boston, Londres, Berlim, Chicago, Nova Iorque e Tóquio.

– Beatriz Varzeas (Bembibre Hockey Club) – Avançada do natural do Luso joga atualmente em Espanha e disputou o Campeonato da Europa de Hóquei em Patins 2025.

– Equipa sénior (Luso Ténis Clube) – Vice-campeões regionais de ténis e disputa da 3.ª Divisão Nacional

– Marcelo Paulo (Natação – Associação Olhar 21) – Campeão Regional de Coimbra de natação adaptada aos 50 e 100 metros livres e aos 50 metros Mariposa e vice-campeão nacional aos 50 metros mariposa.

– Joaquim Godinho (Trilhos Luso Bussaco) – 3.º lugar M70 no Campeonato Nacional de Estrada

– Carlos Cunha (Trilhos Luso Bussaco) – Vice-Campeão Nacional Trail M60; Vice-Campeão Nacional Trail Ultra M60;

– José Martins (Trilhos Luso Bussaco) – Campeão Nacional Trail Sprint M60

– António Graça (Trilhos Luso Bussaco) – 3.º lugar M60 no Nacional Trail Ultra M60; 3.º lugar M60 no Campeonato Nacional Trail

– Equipa Corta Mato (Trilhos Luso Bussaco) – Campeões distritais

– Eunice Magalhães (Trilhos Luso Bussaco) – Vice-campeã F40 Circuito Nacional de Trail Ultra XL

– Diogo Reis (Trilhos Luso Bussaco) – Vice-campeão nacional montanha M35

– Carlos Simões (Trilhos Luso Bussaco) – Vencedor Circuito Nacional de trail Sprint em M40