Região

Gala da Educação 2025 distingue alunos de Vila Nova de Poiares

Notícias de Coimbra | 8 minutos atrás em 18-11-2025

O Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares, com o apoio do Município, organizou a Gala da Educação 2025, iniciativa que ano após ano premeia o esforço, compromisso e a dedicação dos alunos ao longo do ano letivo, valorizando o seu empenho e perseverança, e incentivando-os a continuarem a perseguir a excelência e superação dos seus objetivos.

O Salão de Congressos do Centro Cultural de Poiares foi o palco da Gala que permitiu, também, homenagear todo o trabalho da comunidade educativa, nomeadamente corpo docente, não docente e as próprias famílias, na criação de um ambiente propício ao sucesso educativo para os seus educandos.

Na sala que encheu para receber toda a comunidade escolar, marcaram presença diferentes órgãos autárquicos, nomeadamente o Presidente da Câmara Municipal, Nuno Neves, presidentes das juntas de Freguesia do Concelho e representantes das várias associações e entidades locais.

PUBLICIDADE

No seu discurso, Nuno Neves, lembrou que esta cerimónia é «de reconhecimento e, sobretudo, de agradecimento por tudo quanto a comunidade escolar faz pelo crescimento e bem-estar daqueles que são o futuro de Vila Nova de Poiares».

Lembrando o papel de todos os agentes de educação, alunos, professores, corpo não docente e pais e encarregados de educação, o Presidente da Câmara Municipal sublinhou também a articulação com os órgãos diretivos do Agrupamento de Escolas, e explicou que o lema da sua candidatura “As Pessoas Primeiro” também se vive na Educação, razão pela qual vai «continuar a apostar em projetos que fazem a diferença, desde o “Sab+ – Saber e Aprender a Brincar Mais, que apoia as crianças do 1.º ciclo, passando pelos já habituais “Projeto Estímulus” e “AEC’s – Atividades de Enriquecimento Curricular” que continuam a aprendizagem fora do horário letivo, sem esquecer o “projeto EKUI”, que através de uma metodologia inclusiva e inovadora pretende transformar a forma como as crianças aprendem e comunicam no pré-escolar.

Consciente de que «o ambiente onde se aprende faz toda a diferença», Nuno Neves, enfatizou a grande aposta do Município em continuar «a melhorar os edifícios e os espaços envolventes, tornando-os mais seguros, mais confortáveis e mais inspiradores», apontando como exemplo o investimento na «requalificação da Escola Básica e Secundária Dr. Daniel de Matos».

Explicou que esta requalificação vai continuar a ser «uma prioridade para este Executivo», dando conta de que a candidatura já submetida no âmbito do BEI se encontra neste momento a aguardar aprovação, «totalizando um investimento que ascende a mais de 12 milhões de euros, acreditamos que financiado em 85%».

Eduardo Sequeira, Diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares, iniciou o seu discurso reconhecendo o trabalho colaborativo com o anterior executivo municipal e que marcou os últimos anos, convicto de que, ao iniciar um novo ciclo, se desenvolverá igualmente um «trabalho conjunto, assente no diálogo, na confiança e visão estratégica», para construir as soluções adequadas e sustentáveis, lembrando os «desafios estruturantes e que exigem grande planeamento e rigor», nomeadamente, a «intervenção na escola-sede, e os investimentos nas escolas básicas do concelho».

A Presidente do Conselho Geral do Agrupamento, Ana Baptista, iniciou o seu discurso com uma palavra de agradecimento e reconhecimento aos alunos, não só os que receberam diploma, mas a todos de uma forma geral, sublinhando aqueles que terminaram os estudos e seguiram o percurso universitário, mas também os que ingressaram no mercado de trabalho.

Destacou aquilo que considera ser os «três grandes pilares» do sucesso educativo, nomeadamente, a «Família, as condições materiais para a aprendizagem e o compromisso da escola para a criação de igualdade de oportunidades», de forma a garantir que «os nossos jovens, mesmo estando a estudar no interior do país, tenham as mesmas oportunidades e recursos que os alunos das grandes cidades».

A confiança na «cooperação sólida e profícua entre o Município e o Agrupamento de Escolas» foi uma tónica fundamental na sua intervenção, sublinhando a feliz coincidência entre a visão do Município, com o desígnio “As Pessoas Primeiro”, e a visão da Escola e do projeto educativo, com o lema ‘Transformar o Presente e Inspirar o Futuro’, onde o centro são as pessoas e «palavras como Respeito e Dignidade são princípios orientadores».

«Quando a escola e o município partilham a mesma visão, centrada nas pessoas, o futuro só pode ser promissor», concluiu.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE