Cidade

Futebolista do União de Coimbra distinguido pelo seu fair play

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 12-04-2019

O CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto decidiu instituir o Prémio CNID Desportivismo para distinguir gestos de fair play de praticantes de qualquer modalidade.

PUBLICIDADE

A cerimónia de apresentação nacional do Prémio CNID Desportivismo terá lugar no próximo dia 16 de abril, às 17h00, no Campo da Arregaça, em Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Na oportunidade será entregue o primeiro galardão, que distingue um jovem futebolista do Clube União 1919 (ex-Clube de Futebol
União de Coimbra).

Falamos de Diogo Ventura, que num torneio de guarda-redes, escalão de iniciados, classificam-se para a final o guardião do Clube União 1919 e o guardião do Clube Desportivo do Luso.

PUBLICIDADE

Enquanto decorre a disputa pelo 3.º e 4.º lugares, o guarda-redes do CD Luso é acometido de doença súbita e transportado de imediato para o hospital. Fica assim impedido de discutir a final.

A situação leva a que o guarda-redes do Clube União 1919, Diogo Ventura, seja declarado vencedor.

O atleta, no entanto, recusa o triunfo, cedendo o lugar e o prémio ao colega que inesperadamente ficara impedido de competir.

Assumindo a responsabilidade de contribuir para um melhor Desporto e um ambiente mais são nos locais de prática desportiva, o CNID pretende com este prémio apresentar à sociedade atitudes dignas de aplauso e desportistas de eleição, cujo comportamento merece ser apontado como exemplo.

O galardão é atribuído pela Direção do CNID, a partir de propostas apresentadas pelos associados, e conta com a colaboração de uma Comissão de Apoio, formada por João Marreiros,doutorado em Desporto, José Carlos Lima, coordenador do Plano Nacional de Ética no Desporto, eMarina Guerra, jornalista do semanário Região de Leiria.

O prémio – que consta de troféu e diploma – é atribuído regularmente, com uma periodicidade até à mensal. O regulamento define que o galardão pode distinguir desportistas de qualquer
modalidade e escalão, embora seja prioritariamente dirigido a jovens.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE