Região

Furtavam veículos de alta cilindrada e vendiam-nos às peças

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 17-11-2021

Automóveis de alta cilindrada furtados no estrangeiro eram recetados na zona Centro e Norte do país e desmantelados para serem vendidos às peças. A GNR de Viseu deteve um homem de 69 anos e identificou outros cinco, com idades entre os 35 e os 56 anos, no âmbito da investigação que se iniciou em março. 

PUBLICIDADE

“Foi possível apurar a existência de um esquema com origem em França e na Suíça, onde são furtados ou dados como furtados veículos de alta cilindrada, sendo esses veículos transportados para Portugal, onde são rececionados e desmantelados para depois serem vendidos em peças, ou vendidos com outras matrículas, que configuram os crimes de furto qualificado, burla a seguros, recetação, falsificação e fraude fiscal”, refere o Comando Territorial de Viseu em nota enviada ao NDC.

Foram realizadas sete buscas domiciliárias e 252 não domiciliárias, nomeadamente em oficinas e outros locais onde os visados possuíam os veículos parqueados, nos concelhos de São Pedro do Sul, Viseu, Mangualde, Sernancelhe, Vagos, Vila Nova de Famalicão, Celorico de Basto e Seia.

PUBLICIDADE

As diligências da GNR culminaram esta terça-feira com a detenção de um homem de 69 anos por posse de armas proibidas e  a constituição de cinco arguidos, com idades compreendidas entre os 35 e os 56 anos.

Os militares apreenderam 14 veículos de alta cilindrada, duas caçadeiras, 47 cartuchos, uma pistola de alarme, uma pressão de ar, dois bastões extensíveis e gás-pimenta. Foram ainda encontradas várias matrículas associadas a veículos furtados, documentos de identificação de veículos furtados, conjuntos de punção para viciação dos números de chassis, além de três máquinas de diagnóstico de veículos, três telemóveis, oito catalisadores e material informático.

PUBLICIDADE

publicidade

Os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Viseu.

Esta ação contou com o reforço de outras valências do Comando Territorial de Viseu, de Aveiro, de Braga e da Guarda.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE