Um fungo muito raro, que só existe em Taiwan, pode vir a ser usado no combate ao cancro.
Chama-se Antrodia cinnamomea e tem sido usado há muito tempo na medicina tradicional. Agora, um grupo de cientistas descobriu que este fungo pode matar células cancerígenas em laboratório.
A investigação foi feita por universidades em Taiwan. Os cientistas estudaram um tipo de açúcar especial que existe neste fungo, os chamados polissacarídeos sulfatados (SPS) e descobriram que estes compostos conseguem reduzir a inflamação e até eliminar células de cancro do pulmão em testes com células cultivadas.
PUBLICIDADE
Um dos compostos mais promissores chama-se N50 F2. Nos testes, conseguiu bloquear o crescimento das células cancerígenas e levá-las à morte.
Apesar dos resultados positivos, os especialistas avisam que ainda é cedo: os testes foram feitos apenas em laboratório, e será preciso muito mais investigação antes de se pensar num possível tratamento para pessoas.
A boa notícia é que este fungo pode ser cultivado em laboratório, sem precisar de o recolher na natureza, algo importante porque ele cresce numa árvore que está em risco de extinção.
PUBLICIDADE