Coimbra

Funerárias aconselham funerais sem velórios 

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 18-03-2020

Os funerais devem realizar-se sem velório, seguir diretamente do local do óbito para o cemitério mais próximo e não deve haver qualquer preparação de cadáveres “nem com simples vestimenta”, recomendou hoje uma associação representativa do setor.

PUBLICIDADE

Em comunicado, a Associação Nacional de Empresas Lutuosas (ANEL) anunciou hoje um conjunto de recomendações às funerárias no âmbito do surto de Covid-19 que “vão para além das da Direção-Geral da Saúde (DGS)”, que na segunda-feira emitiu uma norma específica para manuseamento de cadáveres de doentes ou pessoas suspeitas de terem morrido com a doença.

A ANEL vai mais longe e diz às funerárias que as recomendações hoje conhecidas “devem ser seguidas em todos os funerais, independentemente da causa da morte ou da região em que ocorreu o óbito”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Aconselhamos a não realização de cerimónias religiosas com aglomeração de várias pessoas num espaço reduzido, optando-se apenas pela presença do celebrante (caso se disponibilize) junto da sepultura ou crematório. Aconselhamos a não realização do velório público e que o funeral seja realizado diretamente do local do óbito para o cemitério pretendido, o qual  deverá ser o mais próximo possível do local do óbito”, lê-se no comunicado.

A ANEL, que recomende que a contratação do serviço fúnebre passe a ser feita em escritório, com pré-marcação e um número reduzido de pessoas presentes e que os procedimentos burocráticos sejam realizados à distância, recomenda ainda que não haja qualquer preparação de cadáveres.

PUBLICIDADE

“Aconselhamos que nenhum cadáver seja preparado (não se devem realizar atuações de limpeza nem intervenções de tanatopraxia) nem com simples vestimenta. O cadáver deve ser introduzido num sudário impermeável e após pulverização com uma solução desinfetante, acondicionado dentro da urna”, recomenda a ANEL.

A associação refere ainda o uso obrigatório de equipamento de proteção individual e aconselha que nas viaturas fúnebres se transporte apenas o pessoal da funerária.

Em caso de óbito em casa e de não haver possibilidade de um médico se deslocar ao domicílio, a ANEL sugere que sejam as autoridades policiais a acionar a “remoção do cadáver para o gabinete médico legal mais próximo”, mesmo em situação de ausência de autópsia.

A ANEL aconselha ainda a “utilização de equipamentos de frio enquanto se aguarda a tramitação burocrática e a realização do funeral”.

“A ANEL está convicta da premente importância destas medidas excecionais de salvaguarda, a implementar em caso de óbito. Seja para os milhares de profissionais do setor funerário que, quotidianamente, e com sentido de serviço comunitário, continuam a assegurar a normalidade dos serviços fúnebres em Portugal, ainda que altamente expostos, quer para as famílias enlutadas. A estas, e de forma solidária, pedimos a maior compreensão para o momento único da nossa história que estamos a viver e que obriga a medidas excecionais temporárias de salvaguarda”, lê-se no comunicado.

Os médicos de saúde pública dizem que as orientações da DGS sobre o manuseamento de cadáveres por causa da Covid-19 são uma medida importante para diminuir o risco de transmissão da doença.

“Neste cenário de muita incerteza, estas cautelas em relação a diversos procedimentos relacionados com as cerimónias fúnebres religiosas implicam uma readaptação da parte de todos nós”, considerou o presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia, explicando que as normas visam “reduzir o risco de transmissão” da doença provocada pelo novo coronavírus.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 200 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 8.200 morreram. Das pessoas infetadas, mais de 82.500 recuperaram da doença.

Em Portugal, a DGS elevou quarta-feira o número de casos confirmados de infeção para 642, mais 194 do que na terça-feira. O número de mortos no país subiu para dois.

Das pessoas infetadas em Portugal, três recuperaram.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE