Mundo

Funeral do opositor russo Alexei Navalny conta já com a presença de centenas de apoiantes

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 01-03-2024

Cerca de 200 pessoas apoiantes de Alexei Navalny estão hoje de manhã junto à igreja onde o corpo do opositor russo vai estar, antes de ser sepultado num cemitério de Moscovo, constatou a agência France Presse.

PUBLICIDADE

A cerimónia deve ter início às 14:00 (11:00 em Lisboa), numa igreja num bairro da zona sudeste da capital russa, onde o opositor viveu.

Os jornalistas da Agência France Presse (AFP) constataram que várias dezenas de membros das forças de segurança, incluindo a polícia de choque, foram destacados para a zona.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo a AFP, cerca de 200 pessoas estavam desde cedo junto à igreja para prestarem homenagem ao opositor, algumas com flores nas mãos.

As autoridades isolaram com barreiras metálicas várias centenas de metros do percurso entre a igreja e o cemitério.

PUBLICIDADE

Alexei Navalny, um dos principais críticos do regime do Kremlin, morreu a 16 de fevereiro, aos 47 anos, numa colónia prisional russa no Ártico, em circunstâncias ainda por esclarecer.

Os apoiantes, a viúva e governos de vários países acusaram o chefe de Estado russo, Vladimir Putin, de ser responsável pela morte. 

O Kremlin nega as acusações.

As autoridades russas só entregaram o corpo de Navalny à família no passado fim de semana permitindo a realização do funeral.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE