Coimbra

Fundos europeus aumentam 25% para 2,1 mil milhões de euros na região Centro

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 28-10-2013

 Os fundos comunitários nos próximos sete anos vão aumentar 25% na região Centro em relação ao anterior programa comunitário, atingindo os 2,1 mil milhões de euros, anunciou hoje Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

PUBLICIDADE

Entre 2007 e 2013, a região Centro tinha recebido 1.696 milhões de euros. Entre 2014-2020, de acordo com o acordo de parceria apresentado por Portugal à Comissão Europeia, o futuro Programa Operacional da Região Centro terá uma dotação de 2.117 milhões de euros.

Das verbas acordadas, 1.745 milhões de euros advêm do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e 372 milhões de euros do Fundo Social Europeu.

PUBLICIDADE

publicidade

O presidente da CCDRC classificou este acréscimo como “significativo” e explicou que se traduz “num valor superior a 900 euros por habitante” da região.

“No atual contexto nacional, trata-se de uma enorme oportunidade para desenvolver os cem concelhos e mobilizar os agentes regionais, sub-regionais e locais, de modo a que daqui decorra uma aplicação responsável, eficaz e eficiente destes fundos comunitários”, sublinhou Pedro Saraiva.

PUBLICIDADE

O responsável afirmou estar convencido de que esse objetivo será conseguido, “dinamizando a economia, criando postos de trabalho, promovendo a coesão (social e territorial) e fazendo com que valha cada vez mais a pena CRER [modelos de Competitividade Responsável, Estruturante e Resiliente] no centro de Portugal”.

O novo Programa Operacional da Região Centro tem como base o Plano de Ação Regional que foi validado em Conselho Regional no mês de julho e que resulta de uma forte mobilização de todos os parceiros regionais.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE