Cidade

Fundação Rotária distinguiu alunos e bolseiros

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 26-04-2016

A Fundação Rotária Portuguesa (FRP) na comemoração do 57.º aniversário, que teve lugar, no último fim-de-semana, no Hotel D. Inês, em Coimbra, distinguiu o mérito escolar de jovens 12 jovens estudantes.

PUBLICIDADE

Teresa Mayer junto dos alunos distinguidos

Teresa Mayer junto dos alunos distinguidos

A distinção representa a entrega do “Prémio dos Fundadores” em homenagem aos 10 elementos que integraram o primeiro Conselho de Administração (1959) e que consta da atribuição de igual número de prémios escolares, cada um com o nome de um dos administradores, a jovens estudantes escolhidos pelos clubes que foram sorteados, na cerimónia que teve lugar no ano passado.

Antes da atribuição dos prémios, Teresa Mayer, presidente do Conselho de Administração (CA) da FRP recebeu do past-governador do Distrito 1970, Fernando Laranjeira e da sua mulher Conceição Laranjeira, um donativo no valor de 5 mil euros fruto do trabalho desenvolvido através do Projeto dos Cônjuges e que se traduzirá na atribuição de 17 subscritores de mérito da FRP e em 5 títulos Paul Harris, entretanto sorteados entre os clubes rotários.

PUBLICIDADE

A presidente do CA da FRP prestou ainda uma homenagem a um grupo de rotários, que consistiu na entrega de diplomas de reconhecimento pela forma exemplar com que têm servido a FRP. Foram distinguidos: Diamantino Gomes (ausente da sessão), Silvério Guerreiro, José Manuel Veiga Testos, Mara Filipa Ribeiro Duarte e Manuel Cabral de Deus Amaral.

Os prémios que a FRP instituiu em 1996 têm carácter anual e são entregues aquando da comemoração do aniversário da FRP a jovens estudantes que apresentem percurso escolar exemplar e que sejam reconhecidos, quer pelos actos solidários que praticam na escola ou nas respectivas comunidades.

Cada prémio é constituído por quantia em dinheiro (500 euros), um diploma e o livro “Quadro de Honra” que reúne a história de cada um dos 10 fundadores da FRP, bem como apresenta o perfil dos estudantes distinguidos.

PUBLICIDADE

publicidade

Na sessão foram atribuídos o Prémio Rafael da Silva a Ana Alexandra Losa Peixoto (Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa); Prémio Augusto Serras a Sara Parada Fonseca (Escola Secundária Leal da Câmara, Rio de Mouro); Prémio Avelino Manuel a Silva a Fernando Cabrilla Néné (Agrupamento de Escolas N.º 2 de Beja); Prémio Mendes d’Almeida a João Pedro Rodrigues Avelar (Escola Secundária da Moita); Prémio Ferreira da Silva, a Leando Augusto Soares Nunes da Silva (Agrupamento de Escolas Soares Basto, Oliveira da Azeméis); Prémio Teixeira Barroca, a Hugo Miguel Carvalho Glória (Escola Secundária da Boa Nova, Leça da Palmeira); Prémio Mesquita Rodrigues, a Patrícia dos Santos Resende (Colégio de Gaia); Prémio Santos Pardal, a Soraia Amorim Gaspar (Escola Profissional de Rio Maior); Prémio Ferreira Leite, a Sofia Carvalho Gouveia (Escola Secundária Quinta das Palmeiras, Covilhã); Prémio Rodrigo Santiago, a Maria Ferreira Cerejo (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa).

A sessão integrou também a atribuição dos prémios escolares aos dois melhores bolseiros da FRP (um de cada distrito rotário – 1960 e 1970). Leena Luís Rodrigues Mira (Agrupamento de Escolas da Moita) recebeu o Prémio Teixeira Lopes e Joel Lopes dos Reis (Faculdade de Medicina do Porto) recebeu o Prémio Casal Melich. A entrega destes prémios aos melhores bolseiros da FRP remonta a 1989.

No final da atribuição dos prémios dos Fundadores decorreu a Assembleia de Representantes da FRP que aprovou, por unanimidade, o relatório do Conselho de Administração e das contas relativos ao exercício de 2015, entretanto apresentado por José Coelho, vice-presidente do CA da FRP.

No decorrer dos trabalhos interveio também Manuel Cardona, presidente do Conselho Superior/Curadores que louvou a actuação do Conselho de Administração e anunciou que, nesse mesmo dia, no período da manhã, teve lugar uma reunião daquele conselho em que foram escolhidos novos elementos para os cargos de presidente, vice-presidente e secretário. Neste sentido foram escolhidos José Maria Gonçalves Pereira (RC Lisboa-Norte); Álvaro Gomes (RC Ovar) e Amorim da Costa (RC Coimbra), respectivamente.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE