Educação

Fundação Rotária apoia 12 estudantes

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 28-04-2015

A Fundação Rotária Portuguesa (FRP) no âmbito da comemoração do 56.º aniversário, que teve lugar, no último fim-de-semana, no Hotel D. Inês, em Coimbra, distinguiu o mérito escolar de jovens 12 jovens estudantes.

PUBLICIDADE

unnamed (10)

A distinção representa a entrega do “Prémio dos Fundadores” em homenagem aos 10 elementos que integraram o primeiro Conselho de Administração (1959) e que consta da atribuição de igual número de prémios escolares, cada um com o nome de um dos administradores, a jovens estudantes escolhidos pelos clubes que foram sorteados, na cerimónia que teve lugar no ano passado.

PUBLICIDADE

publicidade

Antes da atribuição dos prémios, Teresa Mayer, presidente do Conselho de Administração (CA) da FRP dirigiu-se aos presentes na cerimónia e enalteceu a obra que começou a ser edificada há 56 anos. Neste sentido deixou uma palavra de apreço «a todos os Companheiros (as) que ao longo de 56 anos de História da Fundação Rotária Portuguesa contribuíram para o seu nascimento, para a sua edificação, planeamento e para a projecção da mesma na nossa Comunidade e na nossa Sociedade».

A presidente do CA da FRP dirigiu-se depois directamente aos clubes rotários e aos seus representantes à FRP afirmando que «pude testemunhar neste meu serviço a Rotary e à Fundação ao longo destes anos, a força agregadora da sua acção e do seu empenho, são de uma entrega absoluta, de uma sensibilidade que emociona, vivem Rotary de uma forma séria e intensa nos seus propósitos e acções».

PUBLICIDADE

Os prémios que a FRP instituiu em 1996 têm carácter anual e são entregues aquando da comemoração do aniversário da FRP a jovens estudantes que apresentem percurso escolar exemplar e que sejam reconhecidos, quer pelos actos solidários que praticam na escola ou nas respectivas comunidades. Cada prémio é constituído por quantia em dinheiro (500 euros), um diploma e o livro “Quadro de Honra” que reúne a história de cada um dos 10 fundadores da FRP, bem como apresenta o perfil dos estudantes distinguidos.

Na sessão evocativa do 56.º aniversário da FRP foram atribuídos o Prémio Rafael da Silva a Diogo Esteves (Escola Padre António Morais da Fonseca, Murtosa); Prémio Augusto Serras a Mariana Fontana Marques Gomes (Escola Secundária Dr.º Francisco Fernandes Lopes, Olhão); Prémio Avelino Manuel a Silva a Miguel Ângelo Tavares Freire (Escola Tecnológica e Profissional de Sicó, Avelar); Prémio Mendes d’Almeida a Carolina Isabel Lopes Pinto da Costa (Escola Secundária do Padrão da Légua, Leça do Balio); Prémio Ferreira da Silva, a Laura Fonseca Macedo Teixeira (Escola Secundária João Gonçalves Zarco, Matosinhos); Prémio Teixeira Barroca, a Luís António Fonseca Henriques (Escola 2-3 Sacadura Cabral, Celorico da Beira); Prémio Mesquita Rodrigues, a José Manuel Esteves Raposo (Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo); Prémio Santos Pardal, a Patrícia Alexandra Santos Bandarrinha (Escola Secundária de Peniche); Prémio Ferreira Leite, a Raquel Ferreira Oliveira (Escola Secundária de Esmoriz); Prémio Rodrigo Santiago, a António Pedro Silva Barbosa (Agrupamento de Escolas Diogo de Macedo, Olival, Vila Nova de Gaia).

A sessão integrou também a atribuição dos prémios escolares aos dois melhores bolseiros da FRP (um de cada distrito rotário – 1960 e 1970). Sofia Amado Lourenço Lopes Salgueiro (Escola Secundária c/3.º Ciclo do Entroncamento) recebeu o Prémio Teixeira Lopes e Tiago Oliveira Pedro (Escola Secundária c/3.º CEB de Cristina Torres, Figueira da Foz) recebeu o Prémio Casal Melich. A entrega destes prémios aos melhores bolseiros da FRP remonta a 1989.

No final da atribuição dos prémios dos Fundadores decorreu a Assembleia de Representantes da FRP que aprovou, por unanimidade, o relatório do Conselho de Administração e das contas relativos ao exercício de 2014, entretanto apresentado por José Coelho, vice-presidente do CA da FRP.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE