Cidade

Fundação Luso quer comunidade envolvida na preservação da Serra do Buçaco

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 20-06-2014

A Fundação Luso pretende que a comunidade seja o primeiro utilizador e o primeiro guardião da Serra do Buçaco e que esteja assim envolvida na proteção daquela Mata Nacional, reforçando a manutenção e vigilância da zona.

PUBLICIDADE

O envolvimento da comunidade “é fundamental para que o ecossistema único que existe no Buçaco” seja preservado, defendeu à agência Lusa Nuno Pinto de Magalhães, presidente da Fundação Luso, considerando que a exposição hoje inaugurada é uma forma de “dar a conhecer a toda a população as especificidades do ecossistema do Luso e do Buçaco”.

A exposição, intitulada “Ecossistema Florestal da Serra do Buçaco e o Recurso Hídrico da Água Mineral Natural de Luso”, promovida conjuntamente com a Quercus, vai estar presente no Casino do Luso até 30 de setembro.

PUBLICIDADE

“Queremos dar aos visitantes a oportunidade de conhecerem a biodiversidade do Buçaco”, explicou Nuno Pinto de Magalhães, recordando que, de momento, está a ser desenvolvido um trabalho de reflorestação, também em colaboração com a Quercus, em que, durante três anos, se pretende a plantação de 24 mil árvores.

O projeto foi divulgado em dezembro de 2013 e hoje “é já visível todo o trabalho de limpeza e de reflorestação”, frisou o presidente da Fundação Luso, destacando que, para além da reflorestação, pretende-se eliminar “as espécies invasoras”.

PUBLICIDADE

publicidade

Ao fim dos três anos de projeto, “pretende-se apresentar outra iniciativa de preservação”, que garanta “a sustentabilidade dos nossos recursos”.

Nuno Sequeira, presidente da Quercus, disse à agência Lusa que uma das “grandes ameaças são as espécies invasoras” no Buçaco, nomeadamente as acácias, por se “desenvolverem de forma muito rápida e com uma grande agressividade, o que impede a reprodução da flora autóctone”.

“A situação não está totalmente controlada”, alertou o presidente da Quercus, salientando que será necessário um trabalho de “controlo feito com persistência”, sendo a reflorestação do Buçaco uma forma também “de as espécies autóctones recuperarem as suas áreas”.

Outro ponto essencial na preservação do ecossistema da Serra do Buçaco incide “nas ações de vigilância”, para se evitarem “ações de vandalismo, incêndios ou a criação de lixeiras ilegais”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE