Conecte-se connosco

Cidade

Fundação Inês de Castro entrega no sábado prémios a Mário de Carvalho e Gastão Cruz

Publicado

em

O prémio literário Fundação Inês de Castro 2013 é entregue no sábado, às 17:00, na Quinta das Lágrimas, em Coimbra, a Mário de Carvalho, pela obra “Liberdade de Pátio”, foi hoje divulgado.

Na mesma cerimónia, à qual assistirá o secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, é também entregue ao poeta Gastão Cruz, de 72 anos, o Tributo de Consagração da Fundação, à qual preside o advogado José Miguel Júdice.

Na ocasião, sobre o romance de Mário de Carvalho, usará da palavra o escritor Pedro Mexia, enquanto o poeta e catedrático de literatura Frederico Lourenço falará sobre Gastão Cruz, poeta vencedor do Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores, em 2004, e do Prémio Literário Casino da Póvoa/Correntes d’Escritas em 2009.

O prémio literário e o de tributo foram atribuídos por unanimidade aos dois escritores por um júri composto pelo catedrático José Carlos Seabra, pelo escritor Mário Cláudio, pelo poeta e ensaísta Fernando Guimarães, pelo tradutor e poeta Frederico Lourenço e pelo escritor e crítico literário Pedro Mexia.

O Prémio Literário Fundação Inês de Castro, que vai na sétima edição, distingue anualmente obras literárias sobre motivos do “mito inesiano”.

Maria do Rosário Pedreira, Pedro Tamen, Teolinda Gersão, José Tolentino de Mendonça, Hélia Correia e Gonçalo M. Tavares venceram as edições anteriores do Prémio Literário.

A distinção de Tributo foi entregue a Urbano Tavares Rodrigues, António Osório de Castro, Manuel Alegre, Vasco Graça Moura e Fernando Echevarría.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link