Coimbra

Fundação INATEL promove natureza em visita ao Bussaco

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 11-04-2019

Cerca de cem pessoas participaram esta sexta-feira em mais uma sessão do programa “Conheça a sua Região”, que a Fundação INATEL e os 19 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra estão conjuntamente a desenvolver.

PUBLICIDADE

All-focus

A rota foi iniciada em Pampilhosa da Serra, de onde partiu cerca de uma centena de pessoas. A primeira paragem, junto ao miradouro de Penacova, na pérgola Raúl Lino, serviu para apreciar a paisagem bucólica do Rio Mondego e ouvir a explicação sobre a tradição dos aristas agora recuperada pelo município, sob o lema “Penacova tem bom ar”. Lorvão foi o ponto seguinte de visitação, onde decorreu uma degustação de doces conventuais e um percurso pelo Mosteiro.

O programa “Conheça a sua Região”, de acordo com Bruno Paixão, diretor da Fundação INATEL em Coimbra, “é um convite feito a quem, por diversas razões, não tem tido possibilidade de visitar os concelhos vizinhos, partilhando conhecimentos e experiências e observando os contrastes da região de Coimbra, fomentando a coesão territorial, fortalecendo os laços com a sua região e gerando microeconomias que contribuam para a sustentabilidade local”.

PUBLICIDADE

Após o Almoço, que decorreu na Espinheira, concelho de Penacova, os dois autocarros seguiram em direção à Mata do Bussaco, onde a história das batalhas ali ocorridas e a observação da diversidade natural e paisagística dominaram o interesse dos participantes.

Nas suas iniciativas, a Fundação INATEL tem aproveitado para “dar a conhecer as vantagens que disponibiliza aos diversos públicos, a sua rede, o fomento do turismo, do lazer, do desporto e da cultura”, refere Bruno Paixão.

PUBLICIDADE

publicidade

A próxima sessão será efetuada ainda este mês de abril, levando cidadãos de Arganil e Mortágua a conhecer particularidades dos concelhos de Soure e Condeixa, incluindo na visita uma viagem de comboio.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE