Coimbra

Hackers “enforcam” líder de Fundação

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 16-08-2016

Na madrugada de sábado, dia 6, a página web da Fundação ADFP sofreu um ataque que a deixou inacessível até ao final de domingo, quando a empresa responsável pela sua gestão conseguiu intervir.

PUBLICIDADE

adfp

Segundo Jaime Ramos, Presidente da ADFP, “No bafond da darknet consta que este ataque terá sido encomendado e pago para que hackers destruíssem o site da Fundação ADFP. A instituição já fez a devida participação do crime á GNR esperando que a PJ investigue”.

PUBLICIDADE

publicidade

O líder da instituição de solidariedade conta que no “início, e durante umas horas, o site da Fundação ADFP foi apagado e substituído por uma imagem ameaçadora, representando uma pirâmide /templo cujo vértice superior suportava a figura de um corpo humano numa forca, sendo a cabeça de Jaime Ramos, o fundador da ADFP, que aparecia enforcado”.

A imagem ameaçadora era  numa clara alusão ao projeto do Templo Ecuménico Universalista, concluiu Jaime Ramos.

PUBLICIDADE

A ADFP refere ainda que “Horas depois o ataque hacker substituiu a imagem ameaçadora por outra do grupo Anonymous com fundo preto e máscara branca, em flash, com a expressão “Power to the people””.

Aproveitando esta oportunidade, a Fundação ADFP recorda que “enfrenta frequentemente muitas animosidades e manifestações de ira como aconteceu recentemente quando o Presidente  de Câmara Municipal proibiu a equipa de futebol e pagou ao Mirandense para não fazer publicidade ao Parque Biológico da Serra da Lousã”.

O Templo Ecuménico Universalista vai a inaugurar no próximo dia 11 de setembro.

Para a ADFP, este ataque ao seu site revela o fanatismo intolerante que não admite o diálogo inter-religioso nem o respeito pela diferença. O anúncio do enforcamento do líder do projeto dá a dimensão do ódio.

O Templo será o primeiro da Europa aberto a crentes de todas as religiões e ateus, contemplando um espaço espiritual, local de oração, e um observatório de religiões, com informações sobre todos os credos do Mundo. A escolha da data que lembra o atentado em Nova Iorque, tem como objetivo homenagear todas as vítimas do fanatismo religioso. O Templo assume-se como uma construção humana para a promoção da tolerância e do respeito pela diferença.

Jaime Ramos afirma que a intrusão informática, claramente motivada por este projeto, constitui,  também ela um atentado à liberdade, tolerância e ao respeito pela diferença.

Este antigo Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo recorda que esta construção tem enfrentado vários obstáculos que tem ido do embargo de obras ao atraso na concretização das infraestruturas a cargo da autarquia.

A ADFP recorda que esta não é a primeira vez que a página sofre um ataque: No passado mês de junho identificámos dois “tímidos” ataques, em que foram integradas durante um curto período de tempo, e na página inicial, banners em flash e o conhecido símbolo da Santíssima Trindade, também associado á maçonaria, composto por um olho dentro de um triângulo, retirado da nota de 1 dólar.

A Fundação ADFP já apresentou queixa junto das autoridades, pois a intrusão informática é um acesso sem autorização e constitui um crime, pelo que virá a ser investigado pela Polícia Judiciária.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE