Primeira Página

Fundação ADFP presta homenagem a trabalhadoras dos lares e residências sociais

António Alves | 2 meses atrás em 07-03-2024

A Fundação ADFP em Miranda do Corvo vai promover nos próximos dias 8 e 22 de março um jantar de homenagem às trabalhadoras dos lares de idosos e pessoas com deficiência ou doença mental.

PUBLICIDADE

De acordo com a instituição, as refeições têm como objetivo homenagear o trabalho heróico das trabalhadoras dos lares, principalmente durante a pandemia, já que “estiveram no seu posto, não abandonando os doentes”.

Ao mesmo tempo, estes jantares pretendem ainda “chamar a atenção da opinião pública e dos responsáveis governamentais, presentes e futuros, para a necessidade destas trabalhadoras terem salário digno e reconhecimento público do trabalho importante que realizam”.

PUBLICIDADE

“As pessoas vulneráveis ou doentes, que residem em lares para pessoas velhas, com deficiência ou doença mental têm o direito a serem bem cuidadas por pessoas cujo trabalho importante deve ser reconhecido pela sociedade”, frisa.

A fundação de Miranda do Corvo refere que “na altura da epidemia, em que os Serviços do Estado incluindo SNS, deixaram de prestar apoio aos residentes, sempre as trabalhadoras destas residenciais funcionaram”.

PUBLICIDADE

publicidade

O presidente do Conselho de Administração Jaime Ramos lembra que “foi efetuada uma proposta a diversas entidades, nomeadamente ao Primeiro Ministro, que se criasse um dia Nacional dos Trabalhadores Cuidadores de Lares e Residências Sociais”.

“Infelizmente essa proposta caiu no vazio e na indiferença porque na sua maioria são trabalhadores de Instituições Particulares de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, e não constituem uma das grandes corporações profissionais do Estado”, disse.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE