Coimbra

Fundação ADFP espera poder inaugurar unidade de apoio à doença mental

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 08-10-2020

A Fundação ADFP fez saber, hoje, que tem para inaugurar, no concelho de Miranda do Corvo, uma “residência de apoio máximo” para 24 pacientes, integrando os cuidados continuados para pessoas com doença mental.

PUBLICIDADE

O anúncio foi feito no contexto das celebrações do “Dia Mundial da Saúde Mental”, que se comemora a 10 de Outubro (sábado).

PUBLICIDADE

“A criação desta unidade, a primeira na CIM de Coimbra com esta tipologia, já foi publicada no Diário de República, aguardando só que a ARS/Centro se decida a avançar com o processo”, indica Jaime Ramos, médico e presidente da Fundação – Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional.

A nova residência, Bondade, está localizada em Senhor da Serra.

PUBLICIDADE

publicidade

Para Jaime Ramos, quer a Segurança Social, quer os profissionais de saúde e as famílias sabem que há “imensa falta de resposta residencial e ocupacional para pessoas com doença mental”.

A ADFP apoia pessoas com doença mental desde 1995 (oito anos depois de ter sido fundada), com valências residenciais, domiciliárias, ocupacionais, formação profissional e inclusão laboral.

Perante as necessidades específicas das pessoas idosas com demência senil, a instituição criou, em 1996, uma residência assistida, denominada Gratidão, a primeira estrutura residencial no país para doentes de Alzheimer e outras degenerações cerebrais.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE